Um homem encontrou seringas e agulhas em um lixo próximo da UBDS (Unidade Básica Distrital de Saúde) Central, em Ribeirão Preto, na tarde desta quinta-feira (17). Segundo testemunhas, o homem chegou a se machucar com uma das agulhas encontradas em sacos plásticos.
LEIA MAIS – Covid: Mesmo com ‘nova onda’, Centro segue sem pronto atendimento
A estudante Karina Ruas disse que estava saindo de um atendimento da unidade de saúde, quando viu o homem com o dedo sangrando e desesperado, alegando que tinha sido perfurado com uma seringa encontrada no lixo.
Ela declarou que o homem, que trabalha como catador de material reciclável, encontrou as seringas em um lixo atrás da UBDS. “Isso é muito grave, inclusive para o senhor que está machucado”, disse Karina, em entrevista à rádio CBN Ribeirão.
A estudante ainda conta que funcionários da unidade disseram que o lixo não era do local. Karina conta que encontrou papéis dentro das sacolas onde estava o lixo, que teriam o nome da unidade de saúde.
Saúde vai investigar
Por meio de nota, a secretaria da Saúde afirmou que as seringas encontradas não pertencem à UBDS Central e informou que investigará o caso.
Ainda no comunicado, disse que o descarte de resíduos dos serviços de saúde de Ribeirão Preto segue um rigoroso processo, conforme o Plano de Resíduos do Município.
Ainda informou que o descarte de resíduos perfurocortantes, como seringas e agulhas, ocorre com coletor próprio para esse tipo de material e é acondicionado em lixos infectantes, que é segregado dos demais resíduos comuns até o recolhimento por uma empresa especializada.