A secretaria da Saúde de Ribeirão Preto informou que precisa de 10 mil doses das vacinas contra o novo coronavírus (covid-19) para concluir a vacinação dos grupos prioritários – estimado em 32 mil profissionais. Até o momento, o município recebeu 22.040, seja da CoronaVac ou do imunizante da Universidade de Oxford.
Ao todo, já foram aplicadas 83,6% das vacinas disponibilizadas. Foram aplicadas 18.440 doses das vacinas, sendo que 12.478 unidades foram destinadas aos hospitais do município, incluindo a rede pública, privada e filantrópica.
Outras 2.340 doses foram aplicadas em asilos e 3.122 doses destinados às UBSs (Unidades Básicas de Saúde), UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), Samu, clínicas de diálise e centros de oncologia.
LEIA MAIS – Ribeirão Preto atinge 1.100 mortes por coronavírus
Além disso, a secretaria da Saúde reservou 500 doses das vacinas, que ainda precisam ser retirados por asilos, para o Samu e para o serviço de urgência do Corpo de Bombeiros.
De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Luzia Marcia Romanholi Passos, o município já solicitou ao governo estadual a entrega de mais 10 mil doses para concluir a vacinação do grupo prioritário.
Na última segunda-feira (1º de fevereiro), o Governo de São Paulo, que realiza a distribuição das vacinas para o estado, nesta semana começou a distribuição de 587 mil doses para os municípios paulistas.
A região de Ribeirão Preto, que conta com outros 25 municípios, vai receber 14,8 mil doses do imunizante.
Estoque
Mesmo assim, a secretaria da Saúde reservou 3,6 mil doses das vacinas contra o coronavírus para iniciar a vacinação de profissionais da área que são autônomos.
A vacinação começa nesta quarta-feira (3) e se encerra no sábado (6). Serão 700 pessoas vacinadas por dia. O profissional da saúde precisa ter sua clínica ou consultório em Ribeirão Preto. Para isso, será solicitado um comprovante de endereço.
LEIA MAIS – Profissionais da Saúde serão vacinados a partir desta quarta