- Publicidade -
CotidianoRibeirão Preto apresenta projeto de restauração do Museu do Café

Ribeirão Preto apresenta projeto de restauração do Museu do Café

Obra está orçada em R$ 15 milhões e prevê a construção de um novo prédio e de uma praça para eventos; projeto prevê a reforma do completo, que conta com o Museu Histórico

- Publicidade -

A Prefeitura de Ribeirão Preto apresentou, nesta quinta-feira (16), o projeto para restauração do complexo dos museus Histórico e do Café, na zona Oeste da cidade. A obra prevê o investimento de R$ 15 milhões, já que é prevista a construção de um prédio de apoio, que abrigará uma praça para eventos. 
  
Segundo o prefeito Duarte Nogueira (PSDB), após a apresentação do projeto executivo, o município vai iniciar a captação de recursos para o financiamento da obra, que tem previsão para ser concluída em até dois anos depois do início do trabalho.  

“Nós estamos trabalhando as fontes de financiamento e, na próxima semana, nós devemos ter outras novidades para apresentar, incluindo, as fontes que estamos buscando para o financiamento desse restauro”, disse.  

- Publicidade -

O projeto é assinado pelo escritório Corsi Arquitetura e Construções LTDA. O representante da empresa no anúncio, Moacyr Corsi, disse que o prédio de apoio que será construído servirá como reserva técnica do museu. O edifício terá três andares e uma praça coberta para eventos, que será conectada ao museu.  

A iniciativa pretende levar para o novo espaço os eventos que ocorriam no Museu do Café. O local contará com banheiros e espaço para um café. Além disso, a secretária de Cultura de Ribeirão Preto, Isabella Pessoti, disse que há a expectativa que o novo espaço possa atrair novas ações culturais.  

O espaço  

Depois de finalizado, o complexo dos museus do Café e Histórico contará com 4,5 mil metros quadrados de área construída. Além dos prédios dos museus e da reserva técnica, o espaço vai contar com a Casa do Colono, o coreto, um belvedere, jardins e um estacionamento para visitantes.  

Longa espera  

Os museus Histórico e do Café estão fechados desde março de 2016, quando parte do teto do primeiro desabou. O madeiramento atingiu o primeiro órgão da Catedral de Ribeirão Preto.  

Tanto o Museu do Café (inaugurado em janeiro de 1955), quando o Museu Histórico (março de 1951) ficam ao lado do complexo que abriga o campus de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP).  
 
Em janeiro de 2019, a Justiça de Ribeirão Preto determinou que a reforma dos museus fosse realizada no prazo de dois anos. Isso porque, foi considerado que os problemas do local tinham necessidade de ser resolvidos com urgência.  

- Publicidade -

No ano anterior, a prefeitura anunciou a parceria com um centro universitário da cidade para que fosse realizado um levantamento sobre as necessidades de reforma do espaço. O projeto foi entregue em 2019.   

Em seguida, a administração municipal abriu uma licitação para reforma do complexo de museus, mas o certame foi anulado em maio de 2020. 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -