O Departamento de Vigilância em Saúde de Ribeirão Preto, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde, confirmou a primeira morte pelo vírus Influenza em 2021.
O óbito, causado pela SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), consta em boletim epidemiológico de junho, divulgado nesta sexta-feira (2) pela prefeitura.
Segundo os dados, a vítima testou positivo para o vírus em maio e morreu no mês seguinte. A identidade dela, contudo, não foi divulgada.
LEIA MAIS: Ribeirão confirma mortes de criança e gestante por covid-19
Em 2020, quatro moradores foram infectados pela SRAG no município. Todos não resistiram e morreram.
Dengue
Já em relação à dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, Ribeirão Preto registrou 12 novos casos em junho. Em comparação com o mesmo período do ano passado, quando 170 habitantes foram infectados, a queda corresponde a 92,9%.
Ao todo, a cidade confirmou 286 casos no primeiro semestre de 2021 e nenhuma morte pela doença.
A região do município que lidera o ranking de casos é a zona Leste, com 120 confirmações. Na sequência estão as regiões Oeste (53); Sul (42); Norte (41); Central (29); Distritos (1).
Outras doenças
Além da SRAG e da dengue, o Departamento Municipal de Vigilância em Saúde também atualizou a situação de outras doenças em Ribeirão.
No último mês de junho, a cidade confirmou o primeiro caso de febre do Chikungunya em 2021. Trata-se de uma pessoa que veio da Praia Grande (SP) em março. Porém, a confirmação só foi registrada nesse novo relatório.
Já em relação ao Zika Virus, também transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti, Ribeirão segue sem nenhum caso, assim como para sarampo.