- Publicidade -
CotidianoRibeirão Preto conta com quase 1,7 mil pessoas em situação de rua

Ribeirão Preto conta com quase 1,7 mil pessoas em situação de rua

Ministro do STF Alexandre de Moraes determina que municípios realizem diagnóstico sobre a capacidade de acolhimento da população em situação de rua

- Publicidade -

A Prefeitura de Ribeirão Preto informa que a cidade conta com 1.696 pessoas em situação de rua. O número foi levantado pela Secretaria Municipal de Assistência Social com base nos registros de abordagens diárias do Seas (Serviço Especializado de Abordagem Social) e levantamento do Peti (Programa da Erradicação do Trabalho Infantil).

O dado é referente ao mês de junho e aponta que 19 crianças com idades entre 0 e 12 anos e 5 adolescentes com idades entre 13 a 17 anos também vivem nas ruas de Ribeirão Preto. Segundo a Administração Municipal, são consideradas pessoas em situação de rua quem teve, pelo menos, uma abordagem nos últimos 150 dias a partir da atual data.

- Publicidade -

No último sábado (29), o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, disse que o Governo Federal prepara um plano voltado para população em situação de rua. Entre as medidas, está à regulamentação da lei Padre Julio Lancellotti, que proíbe o uso da arquitetura hostil para dificultar a presença das pessoas em situação de rua.

VEJA TAMBÉM

Abertas as inscrições para aulas gratuitas de dança em Ribeirão Preto

Monica Iozzi se afasta de novela por motivo de saúde; Entenda o caso

- Publicidade -

A ideia, também prevê um programa de moradia, além de ações de saúde e emprego. A proposta foi divulgada após o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes determinar, na semana passada, que o governo apresente um plano nacional para a população em situação de rua.

Entre os itens da decisão do ministro do Supremo, estão a proibição de que estados e municípios realizem obras com arquitetura hostil, recolha os pertences pessoais, e remova as pessoas de forma compulsória.

Alexandre de Morais também determinou que as prefeitura realizem diagnósticos sobre a situação das pessoas em situação de rua com indicativo por área geográfica, quantidade e locais de abrigos e capacidade de fornecimento de alimentação.

O que diz a Prefeitura de Ribeirão Preto?

Por meio de nota, a Prefeitura de Ribeirão Preto informou que conta com uma rede de atendimento de suporte às pessoas em situação de rua, como o próprio Seas, o Centro POP, acolhimentos institucionais, serviço de recâmbio, acolhimento em comunidade terapêutica para tratamento de dependência química, encaminhamento para cursos no Centro do Qualificação, atendimento intersetorial com a Saúde no Atendimento em UPA (Unidade de Pronto Atendimento), entre outros programas.

O município ainda afirma que possui protocolos de enfrentamento de frentes frias e prevenção e atenção a pacientes com tuberculose. “É importante ressaltar que todo atendimento é de forma voluntária e depende do aceite do usuário”, afirma.

LEIA MAIS

Conheça as lesões de joelho mais comuns no futebol

- Publicidade -
Leonardo dos Santos
Leonardo dos Santos
Jornalista formado pelo Centro Universitário Barão de Mauá e egresso da Universidade de São Paulo. Cobriu as campanhas eleitorais de 2016, 2018, 2020 e 2022, e ficou de olho na passagem da seleção francesa por Ribeirão Preto na Copa do Mundo de 2014. E-mail: leonardo.santos@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -