- Publicidade -
CotidianoRibeirão Preto está sobre um vulcão adormecido? Veja a explicação

Ribeirão Preto está sobre um vulcão adormecido? Veja a explicação

A lenda é antiga e surgiu a partir de um terreno com turfa, na zona Norte. Ou seja, é fake que há um vulcão despertando no interior de SP

- Publicidade -

As buscas para saber se a cidade de Ribeirão Preto está sobre um vulcão adormecido voltaram a aparecer com destaque no Google. A lenda é antiga e surgiu a partir de um terreno com turfa, na zona Norte.

A resposta para essa questão (se Ribeirão Preto está sobre um vulcão adormecido?) é NÃO. O acidade on já tinha explicado essa situação em 2021, mas novos vídeos com informações ‘fake’ no YouTube trouxeram a lenda de volta.

- Publicidade -

Veja a explicação

A situação começou por causa de imagens de uma fumaça que sai do chão no bairro Jardim Porto Seguro, na zona Norte de Ribeirão Preto.

No YouTube, vários vídeos levantam teorias sobre “um vulcão que estaria despertando” no Estado de São Paulo. Além disso, muitas pessoas acreditam que Ribeirão Preto estaria situada na cratera de um antigo vulcão.

Mas o acidade on, em 2021, procurou o Instituto de Geociências da USP (Universidade de São Paulo) para esclarecer a situação.  

Segundo o professor Paulo Boggiani, doutor em Geociências pela USP, a região de Ribeirão Preto conta com basalto, que foi originado da lava vulcânica.  

“Na região existe, sim, basalto, fruto de um magmatismo associado à separação da América do Sul com a África há 100 milhões de anos”, explica. Contudo, ele lembra que o território brasileiro está em região estável, sem vulcões.  

A última manifestação vulcânica ocorreu há milhões de anos em região afastada do continente, onde hoje fica o arquipélago de Fernando de Noronha – distante 545 quilômetros da costa e 2,5 mil quilômetros de Ribeirão Preto.

Turfa

Sobre a fumaça ‘saindo do chão’ no Jardim Porto Seguro, a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente constataram que trata-se de um fenômeno natural chamado turfa, material de origem vegetal, parcialmente decomposto, encontrado em camadas do solo e altamente inflamável.

“Após vistorias realizadas, trata-se de um fenômeno natural, devido a queima de material turfoso, com combustão espontânea. Não há ação legal possível, por parte da Companhia”, disse a Cetesb em 2021.

- Publicidade -
Termômetro apontou temperatura de 192,8°C no terreno no jardim Porto Seguro em 2021 (Imagem: Reprodução / EPTV)
- Publicidade -
Marcelo Fontes
Marcelo Fonteshttp://www.acidadeon.com/ribeiraopreto
Formado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo. Pós-graduado em Marketing para Mídias Digitais.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -