- Publicidade -
CotidianoRibeirão Preto participa de pesquisa sobre as sequelas da covid-19

Ribeirão Preto participa de pesquisa sobre as sequelas da covid-19

Segunda etapa da “Epicovid 2.0” acontece durante o mês de março em 133 municípios brasileiros; Ribeirão está entre as 11 cidades do Estado de SP

- Publicidade -

Ribeirão Preto está entre as 11 cidades do estado de São Paulo que participa da segunda etapa da Epicovid 2.0, uma pesquisa nacional sobre as sequelas da covid-19. A coleta de dados teve início no dia 11 e segue durante todo o mês.

Ao todo, serão realizadas visitas domiciliares a 33.250 pessoas que tiveram covid em 133 municípios brasileiros.

- Publicidade -

No Estado de São Paulo, além de Ribeirão, também participam da pesquisa as cidades de São Paulo, Sorocaba, Bauru, Marilia, Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto, Araraquara, Campinas, São José dos Campos.

O objetivo da pesquisa é levantar dados sobre o impacto da doença na vida das pessoas e, com isso, criar políticas públicas direcionadas ao tratamento da pós-covid, que são as sequelas da doença.

Entenda como é Epicovid 2.0

A pesquisa será feita por equipes de entrevistadores que vão até as casas para ouvir os moradores sobre questões centradas como: vacinação, histórico de infecção pelo coronavírus, sintomas de longa duração e os efeitos da doença sobre o cotidiano.

Serão usadas informações de 250 cidadãos de cada um dos municípios participantes, que já fizeram parte das quatro rodadas anteriores do trabalho, nos períodos de 2020 e 2021. A escolha do participante será por sorteio e nesta etapa não terá qualquer tipo de coleta de sangue ou outro teste da covid.

As entrevistas estão sendo realizadas por profissionais contratados pelo Ministério da Saúde devidamente identificados com crachás da empresa e coletes brancos com as marcas da UFPel, da FDMS (Fundação Delfim Mendes Silveira e da LGA (empresa contratada pela pasta).

- Publicidade -

Retrato da covid-19 em Ribeirão Preto

Segundo dados da Secretaria Municipal da Saúdeeste ano, 16 pessoas morreram em consequência da doença, sendo que cinco mortes ocorreram no mês de janeiro, dez no mês de fevereiro e uma no período entre os dias 1º e 5 deste mês.

De janeiro até o dia 13 de março, último dia dos dados divulgados pela pasta, foram confirmados 2.225 casos e 5.236 estão sendo investigados.

SAIBA MAIS

Rede de supermercados Dia vai fechar 343 lojas no Brasil; Entenda a situação

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM

BBB 24: Matteus alcança 2 milhões de seguidores no Instagram

- Publicidade -
Cristiane Zambroni
Cristiane Zambroni
Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). Extensão em Marketing Político/Campanha Eleitoral e em Estratégias de Marketing em Mídias Sociais. Atuou na EPTV São Carlos e Ribeirão Preto e também no G1 Ribeirão e Franca. E-mail: cristiane.alves@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -