Equipes da Prefeitura Ribeirão Preto marcaram para o próximo sábado (13) a realização de um mutirão contra criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e febre chikungunya, e escorpiões.
A Secretaria Municipal da Saúde informou, por meio de nota, que a ação acontecerá em moradias da Vila Recreio e Vila Albertina, bairros da zona Norte.
VEJA TAMBÉM: Moradora encontra 60 escorpiões dentro de casa em Ribeirão
O mutirão faz parte da Semana Estadual de Combate a Escorpiões e à Dengue, campanha que teve início na segunda-feira (8) e termina no sábado.
Desde o início do ano, duas crianças morreram picadas pelo aracnídeo na cidade.
Em relação à dengue, o município notificou 320 casos da doença até outubro – queda de quase 100% em comparação ao mesmo período de 2020. (veja abaixo)
Além do mutirão, a Pasta informou que está promovendo outras atividades durante a ação estadual, como a colocação de cartazes em ônibus urbanos, sessões educativas com crianças de projetos sociais e envio de material digital a instituições de saúde.
Escorpiões
Até o mês de outubro, Ribeirão Preto havia registrado 1.162 casos de picada de escorpião em 2021, segundo balanço oficial.
Entre as vítimas fatais estão duas crianças. Em 18 de julho, uma menina de 3 anos acabou não resistindo à gravidade do caso.
Já em 31 de agosto, um menino de quatro anos foi picado e morreu após sofrer complicações.
Além disso, outras duas crianças também ficaram internadas recentemente no Hospital das Clínicas Unidade de Emergências (HC-UE), no Centro, depois de sofreram ataques.
Dengue
Em dez meses, Ribeirão Preto apresentou queda de 98,1% nos casos da doença, em comparação com o mesmo período do ano passado – notificações saíram de 17.593 e foram para 320.
Até o momento, a cidade não registrou nenhuma morte causada pela dengue. Já em 2020, foram dez óbitos.