- Publicidade -
CotidianoRibeirão Preto tem alerta de baixa umidade do ar; Veja como se...

Ribeirão Preto tem alerta de baixa umidade do ar; Veja como se proteger

Inmet emitiu um alerta amarelo nesta terça-feira para perigo potencial de baixa umidade relativa do ar; Defesa Civil alerta para os cuidados necessários

- Publicidade -

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo nesta terça-feira (19), para perigo potencial de baixa umidade relativa do ar em Ribeirão Preto. De acordo com o órgão, a umidade pode cair para até 20%.

O alerta emitido é válido até às 22 horas de hoje. O ar seco, além de causar problemas para a saúde, também é fator decisivo no aumento dos incêndios.

Na cidade, em menos de 24 horas, dois incêndios de grandes proporções foram registrados em áreas de vegetação nativa da zona Leste e Norte.

- Publicidade -

Onda de Calor

A intensa onda de calor que atinge o país eleva as temperaturas acima do normal nesta última semana do inverno de 2023. De acordo com o Climatempo, em algumas regiões do estado de São Paulo, como no Oeste e Norte, os termômetros poderão registrar mais de 40°C nos próximos dias.

O cenário acontece, pois, segundo explicação da meteorologia, a alta pressão atmosférica vai inibir o deslocamento das frentes frias pelo Sul do país para chegar ao Sudeste.

Cuidados necessários

Com a forte onda de calor e a baixa umidade relativa do ar na região de Ribeirão Preto, a Defesa Civil do estado de São Paulo alerta para os cuidados com a saúde, que devem ser redobrados neste momento.

O órgão recomenda que seja ingerido bastante líquido para ajudar na hidratação – ação que vale também para animais de estimação. Além disso, evitar a exposição solar nas horas mais quentes do dia (entre 10 e 16 horas) e desgaste físico nas horas mais secas são práticas recomendadas.

Outra recomendação é manter a casa e o ambiente de trabalho arejados, facilitando a circulação de ar, inclusive usando ventiladores ou aparelhos de ar condicionado, se possível.

Em casos de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada através do telefone 199.

LEIA MAIS

Paçoca caseira: Ana Maria mostra como fazer doce no Mais Você

- Publicidade -
- Publicidade -
Vítor Neves
Vítor Neves
Graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, atuou como assessor de imprensa, coordenador de podcast e produtor de conteúdo. Foi estagiário da EPTV, afiliada da Rede Globo, e auxiliou na cobertura da pandemia de Covid-19 e eleições de 2020. E-mail: vitor.neves@acidadeon.com
Últimas notícias
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -