O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo nesta terça-feira (19), para perigo potencial de baixa umidade relativa do ar em Ribeirão Preto. De acordo com o órgão, a umidade pode cair para até 20%.
O alerta emitido é válido até às 22 horas de hoje. O ar seco, além de causar problemas para a saúde, também é fator decisivo no aumento dos incêndios.
Na cidade, em menos de 24 horas, dois incêndios de grandes proporções foram registrados em áreas de vegetação nativa da zona Leste e Norte.
Onda de Calor
A intensa onda de calor que atinge o país eleva as temperaturas acima do normal nesta última semana do inverno de 2023. De acordo com o Climatempo, em algumas regiões do estado de São Paulo, como no Oeste e Norte, os termômetros poderão registrar mais de 40°C nos próximos dias.
O cenário acontece, pois, segundo explicação da meteorologia, a alta pressão atmosférica vai inibir o deslocamento das frentes frias pelo Sul do país para chegar ao Sudeste.
Cuidados necessários
Com a forte onda de calor e a baixa umidade relativa do ar na região de Ribeirão Preto, a Defesa Civil do estado de São Paulo alerta para os cuidados com a saúde, que devem ser redobrados neste momento.
O órgão recomenda que seja ingerido bastante líquido para ajudar na hidratação – ação que vale também para animais de estimação. Além disso, evitar a exposição solar nas horas mais quentes do dia (entre 10 e 16 horas) e desgaste físico nas horas mais secas são práticas recomendadas.
Outra recomendação é manter a casa e o ambiente de trabalho arejados, facilitando a circulação de ar, inclusive usando ventiladores ou aparelhos de ar condicionado, se possível.
Em casos de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada através do telefone 199.
LEIA MAIS
Paçoca caseira: Ana Maria mostra como fazer doce no Mais Você