O Supera Parque de Inovação e Tecnologia e o Governo de São Paulo fizeram uma parceria para instalação de um laboratório em genética molecular em Ribeirão Preto.
O Laboratório de Genômica fará análises de ácidos nucleicos (RNA e DNA) a partir da tecnologia de microarranjos, permitindo a realização de estudos oncológicos, farmacológicos, de doenças raras, de célula-tronco, por exemplo.
A parceria foi assinada no fim do ano passado e prevê o investimento de R$ 495 mil para estruturação e compra dos equipamentos.
O objetivo do Parque é apoiar pesquisadores e empreendedores ligados aos setores da biotecnologia e áreas relacionadas. “A ideia é criar um polo genômico para antecipar possíveis demandas dos setores, além de fomentar projetos de pesquisa e desenvolvimento, favorecendo a chegada de novos produtos ao mercado”, diz Eduardo Ciconni, gerente do Parque.
Serviços e estrutura
O Supera Parque dará suporte a laboratórios especializados em atividades já estabelecidas como, por exemplo, diagnósticos de câncer, fertilidade, pré-natais, exames em recém-nascidos e de predisposição, entre outros. E conta com duas principais atividades, a prestação de serviços e apoio a atividades em Pesquisa, Desenvolvimento e Educação, além de conhecimento científico.
Entre os públicos-alvo estão empresas de base tecnológica, prestadores de serviços, principalmente, em setores agropecuário, da saúde humana e animal (hospitais, clínicas, laboratórios, Institutos e centros de ensino e pesquisa).
A estrutura irá contar com equipamentos e tecnologia de última geração e também irá apoiar empresas e outras entidades públicas e privadas na realização de suas atividades operacionais de rotina.
O Laboratório fornecerá estrutura necessária para que startups e outras empresas possam desenvolver Produtos Mínimos Viáveis (MVPs) e validações na área genética.