Ribeirão Preto registrou, até o dia 1º de novembro deste ano, oito mortes por dengue. No mesmo período de 2022, esse número era de apenas um.
Os dados são do levantamento realizado pela Secretaria de Saúde por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica da cidade.
De acordo com os números, são mais de 11 mil casos confirmados da doença em 2023. A quantidade ultrapassa a soma de janeiro a dezembro do ano passado, quando houve 7.482 confirmações da doença.
Onde estão os casos?
O levantamento mostra que a zona Leste é a que mais teve pessoas infectadas, com 3.728 confirmações. As outras regiões da cidade apresentam os seguintes números: Norte – 1.801; Oeste – 2.733; Central – 1.311 e Sul – 1.684.
Os números são altos para a época do ano, de acordo com a pasta. No último levantamento do índice de larvas do mosquito, feito na primeira quinzena de outubro, foram encontrados focos do mosquito em três a cada 100 casas vistoriadas.
“O foco não tem apenas uma larva que irá virar um mosquito, ele tem dezenas de larvas que irão se transformar em mosquito adulto e irão prejudicar os moradores das casas e os vizinhos”, explica Maria Lucia Biagini, chefe da Divisão de Vigilância Ambiental.
Medidas de controle
Devido ao cenário, a Prefeitura de Ribeirão pede ajuda aos munícipes para realizar o controle da doença.
“Pedimos à população que entre nessa briga conosco, vistorie sua casa. Ribeirão Preto possui 276 mil imóveis cadastrados na divisão, portanto, como que o Controle de vetores pode estar nessas casas pelo menos uma vez por semana, é humanamente impossível e todos temos que fazer a nossa parte”, disse Maria Lucia.
As medidas de controle recomendadas, como por exemplo, remoção, adequação ou tratamento de recipientes que acumulem água podem ser acessadas clicando aqui.
VEJA TAMBÉM
Ribeirão Preto vai ser uma das sedes do Enem dos concursos públicos; Veja a lista
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre a Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: (16) 99117 7802.
LEIA MAIS
Entenda os impactos das experiências traumáticas na infância