A secretaria da Saúde de Ribeirão Preto informou que vai aguardar uma posição oficial do ministério da Saúde e da secretaria estadual da Saúde sobre o uso das vacinas contra o coronavírus (covid-19). Isso porque, no último domingo (21), o governo federal informou que os municípios não precisam reservar doses para a segunda aplicação.
LEIA MAIS – Supermercados e transporte público voltam a funcionar em Ribeirão
Anúncio semelhante já havia sido anunciado pelo ministro Eduardo Pazuello em reunião com prefeitos há um mês. No entanto, o governo voltou atrás na recomendação. Desta vez, o ministério da Saúde disse que a medida já vinha sendo estudada há duas semanas e teve a garantia de segurança atendida “por parte dos fornecedores” – leia mais aqui.
Enquanto isso, a secretaria da Saúde de Ribeirão Preto aguarda a oficialização da decisão, para depois organizar as ações que serão tomadas. Até o momento, Ribeirão Preto já utilizou 86.108 doses da vacina contra o novo coronavírus, segundo o Vacinômetro, do governo estadual.
Ao todo, 63.715 pessoas receberam, pelo menos, a primeira dose da vacina (9,3% da população) e outros 22.393 moradores já receberam a segunda dose. Contudo, segundo o levantamento o município já recebeu 100.891 doses do imunizante.
Parte das doses não utilizadas fazem parte de reserva técnica, recomendada pelo próprio ministério da Saúde.