- Publicidade -
CotidianoRibeirão tem aumento de 70% no registro de armas de fogo

Ribeirão tem aumento de 70% no registro de armas de fogo

Levantamento aponta o número de armas de fogo registradas pela Polícia Federal nos anos de 2019 e 2020

- Publicidade -

(Imagem: Pixabay)

 
Em 2020, a Polícia Federal em Ribeirão Preto apontou um aumento de 70% no número de armas de fogo registradas no município, na comparação com o ano de 2019. Os números foram obtidos através da Lei de Acesso à Informação, junto à CGU (Controladoria-Geral da União).  

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE RIBEIRÃO PRETO
 
Ao todo, foram registradas 812 armas de fogo no ano passado. Os equipamentos foram regularizados para pessoas comuns, servidores públicos com porte por prerrogativa de função, empresas de segurança privada e para órgãos públicos.  

- Publicidade -

No ano anterior, a PF havia registrado no município 476 armas, listadas nas mesmas categorias. Para o especialista em segurança pública, Guelfo Pescuma Júnior, o aumento de armas de fogo legalizadas é resultado da sensação de insegurança, causada pela criminalidade, e a flexibilização das leis sobre porte e posse de armas.  

“Não é uma questão de Ribeirão Preto. É de Brasil, de modo geral. Não é uma questão regional”, explica o especialista, que lembra que para conseguir comprar armas no Brasil, é preciso seguir uma série de requisitos, inclusive, condições psicológicas.  

Para o Instituto Sou da Paz, organização que defende a implementação de políticas públicas de segurança pública pautadas pelos direitos humanos, a facilitação no acesso ao armamento vai na contramão de estudos que apontam que a facilitação ao acesso de armas de fogo aumenta o número de crimes violentos.  

Novo decreto
 
Na última sexta-feira (12), o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), assinou quatro novos decretos que flexibilizam o uso e a compra de armas de fogo no País.  

Entre as mudanças, está o aumento no limite de quatro para seis o número de armas que cada pessoa pode adquirir, o porte simultâneo de duas armas, e o aumento para 5 mil o número de munições que podem ser adquiridas, por exemplo.

- Publicidade -
- Publicidade -
Leonardo dos Santos
Leonardo dos Santos
Jornalista formado pelo Centro Universitário Barão de Mauá e egresso da Universidade de São Paulo. Cobriu as campanhas eleitorais de 2016, 2018, 2020 e 2022, e ficou de olho na passagem da seleção francesa por Ribeirão Preto na Copa do Mundo de 2014. E-mail: leonardo.santos@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -