As urnas eletrônicas que serão utilizadas na votação no dia 2 de outubro, em Ribeirão Preto começam a ser preparadas e lacradas para as eleições. No total, são 1.600 aparelhos nos quatros Cartórios Eleitorais da cidade.
A chefe do Cartório Eleitoral Maria Alexandra Mattos Soares explica que a preparação urnas passa por um processo de geração de mídia, etapa em que as informações das eleições e candidatos são colocadas nos aparelhos.
“Damos início a cerimônia de carga e lacração de urnas através da geração de mídias, que começou na quarta-feira. Essas mídias são geradas, elas vão [carregar] as urnas com os dados dos candidatos da votação, a outra mídia é a mídia de resultado, onde vai vir o resultado daquela apuração”, diz Maria Alexandra.
Carro que levava gás de cozinha pega fogo em rodovia na região de Ribeirão
Transerp anuncia mudanças em duas linhas do transporte coletivo; Confira
Segundo Maria Alexandra, a preparação pode ser vista pelas entidades fiscalizadoras e a previsão de término é sábado (1), para depois de preparadas e lacradas, serem levadas aos locais de votação.
“Esse processo é uma cerimônia pública, então qualquer entidade fiscalizadora pode comparecer e [o prazo é] até amanhã (25), mas pode, no decorrer da semana ainda estar tendo carga e lacração de urnas. O que importa é que tem que estar tudo pronto, a urna fechada novamente no sábado, porque somente no sábado, é que a gente embarca estas urnas para locação”, finaliza.
Como será a votação
Os votos seguirão a seguinte ordem: deputado estadual, seguido por deputado federal, senador, governador e presidente. No caso de segundo turno, o primeiro voto é para governador e o segundo, para presidente.
O primeiro turno das eleições acontece no dia 2 de outubro. O segundo turno, se houver, será no dia 30 de outubro. (Com EPTV)