Um homem foi imobilizado por ao menos quatro GCMs (Guardas Civis Metropolitanos) na tarde desta sexta-feira, 23 de abril, em Ribeirão Preto. A ação, ocorrida em uma quadra esportiva do Jardim São José, zona Leste, foi registrada em três vídeos (assista acima).
De acordo com as informações, Felipe Francisco, de 27 anos, estava com um aluno na quadra por conta de uma aula de futebol. Atividade, porém, segundo a Guarda, era vetada pelas regras da quarentena vigente até esta sexta.
A filmagem causou grande comoção nas redes sociais. No primeiro vídeo, os guardas aparecem orientando o Felipe sobre o veto à atividade. Ele, no entanto, rebate os guardas dizendo que precisa trabalhar e que não é possível viver do auxílio emergencial.
No segundo vídeo, Felipe aparece sendo imobilizado e um dos guardas aplica um ‘mata-leão’. Felipe então reclama da abordagem dos policiais e alega estar sendo agredido. No terceiro vídeo, o instrutor aparece sendo levado para a viatura da GCM.
A reportagem do ACidade ON conversou com Felipe na manhã deste sábado (24). Ele alega que ficou com escoriações no pescoço e perna. O instrutor registrou boletim de ocorrência, fez exame de corpo de delito e pretende abrir um processo.
Outro lado
A GCM informou, por meio de nota, que o caso está sendo apurado e um processo administrativo deverá ser instaurado para analisar de forma oficial o ocorrido. A Guarda Metropolitana reiterou, ainda, a necessidade de obediência aos decretos municipal e estadual, para a contenção da pandemia.