Acidentes ao acender churrasqueiras não são tão comuns, mas podem causar ferimentos graves e até a morte.
Em Curitiba, no Paraná, quatro pessoas morreram depois de uma explosão causada supostamente pelo uso de gasolina na brasa.
O acidente foi no início deste mês durante uma confraternização realizada em uma sacada e algumas vítimas tiveram 90% do corpo queimado. informou os bombeiros.
Quais os cuidados?
Segundo o bombeiro civil Rafael Sordi, nenhuma substância inflamável deve ser usada. “É bem perigoso, pois a gasolina e o álcool evaporam em uma determinada temperatura podendo provocar uma explosão inesperada pela pessoa que está ateando fogo no carvão já com um pouco de combustível”, disse.
Ele também explica que a gasolina contém 1% de benzeno e com alta temperatura esse elemento evapora podendo causar além de explosão e queimaduras no corpo, inconsciência, queimadura das vias respiratórias, problemas neurológicos, tontura, náusea e vômito.
Qual a forma mais segura?
Sordi reforça que existem produtos específicos no mercado para acender churrasqueiras. “A forma mais segura é acender com a própria vela de parafina que já vem em alguns carvões, ajeitando o carvão como fogueira deixando sempre abertura para que o fogo respire e tenha oxigênio para continuar aceso”, disse.
“Também pode utilizar um líquido parecido com álcool em gel que é próprio para acender churrasqueira ou até mesmo fazer uma trouxa de papel molhada com o olho de cozinha é o suficiente para o fogo acender e com segurança”, complementa.
O que fazer em caso de acidente?
Em casos de acidentes envolvendo queimaduras, é importante procurar apoio médico o mais rápido possível.”O máximo a se fazer é irrigar a queimadura com soro ou com água natural sem cloro. Nada de jogar pasta de dente, açúcar, pomadas cicatrizante, água com cloro, pois tudo isso é porta para bactérias e além de dificultar a cicatrização e o atendimento médico dentro do hospital dependendo da gravidade, pode levar até a óbito por infecções”, disse.