No dia 2 de setembro, o Bosque Fábio Barreto, em Ribeirão Preto recebeu um filhote de saçuarana, que foi vítima das queimadas em São Joaquim da Barra. O Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) confirmou que o animal está saudável e já ganhou peso.
Enquanto fugia dos incêndios na região, o animal foi atropelado e perdeu o terceiro dedo da pata esquerda, além de ter fraturas. Apesar de estar saudável, Benedito, como foi apelidado, ainda anda com dificuldade.
O filhote se adaptou a uma nova dieta e quando foi entregue ao Cetras, estava pesando 1,1 kg, agora, ele está pesando 1,7 kg. Em breve, Benedito deve ser transferido ao Zoológico de Guaíra.
“O zoológico se manifestou interessado, nós já pedimos autorização ao estado, ao Departamento de Fauna do Estado de São Paulo, para que ele seja transferido ao zoológico de Guaíra para que ele siga sua vida por lá”.
Alexandre Gouveia, zootecnista.
Apesar de estar saudável e conseguir se locomover, Benedito dificilmente terá a mobilidade 100% recuperada no futuro. O problema também limita as condições naturais de caça. Os veterinários estudam formas de corrigir a pata e os funcionários do novo lar dele também seguiram com o tratamento.
SAIBA MAIS
Chuva para o interior de SP? Confira a previsão do tempo em Ribeirão Preto
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.