Segundo a plataforma Climatempo, o mês de agosto terá temperatura acima do normal no Estado de São Paulo. No entanto, está prevista a chegada de uma frente fria na segunda quinzena que pode trazer chuva e amenizar o calor.
“A primeira quinzena do mês promete calorão, em especial, nas cidades do Norte paulista. Pelo menos até os dias 12 e 13 de agosto, tempo firme em todo o estado”, informou a Climatempo.
No entanto, há expectativas de mudanças mais significativas entre o final da primeira quinzena e o início da segunda quinzena de agosto, com a chegada de uma frente fria. A situação pode causar chuva mais volumosa entre o Sul e o Leste paulista.
“Regiões de Ourinhos, Itapeva, Litoral Sul – com chuva acima da média no mês, mas vale lembrar – que agosto é um mês com baixos volumes de chuva para o estado”, seguiu a Climatempo.
A previsão aponta ainda que as cidades do Centro-Norte paulista não vão sentir tanto o impacto deste sistema em relação à chuva, mas há expectativa de uma mudança em relação às temperaturas.
“Não tivemos ondas de frio tão intensas no mês de julho, mas há previsão de uma queda mais significativa – com cara de inverno, para o mês de agosto”, informou a Climatempo.
“A previsão mostra que a tendência é de uma massa de ar frio mais forte no início da segunda quinzena, causando um frio mais intenso”.
VEJA TAMBÉM
SAIBA QUEM É A LUZIA, ASSISTENTE DE TEXTO DO WHATSAPP
ENTENDA O MOTIVO DA ATRIZ MONICA IOZZI TER DEIXADO A NOVELA DA GLOBO
Onda de calor na região de Ribeirão Preto
Para a região de Ribeirão Preto, a Climatempo mostra que o início de agosto será muito quente. A temperatura pode superar os 35ºC, o que seria o recorde para 2023.
“Vale o alerta, em especial, para o risco de queimadas sobre municípios do Estado de São Paulo. O calor vai ficar mais intenso, com máximas acima de 30°C” informou a Climatempo.