Uma nova onda de calor está prevista para atuar sobre grande parte do Brasil a partir desta quinta-feira (14), já na reta final da primavera.
Segundo o Climatempo, as temperaturas devem voltar a ficar de 3°C a 5°C mais quentes que o padrão para a época em boa parte do Brasil e com mais de 5°C acima da média em outra parte. O estado de São Paulo está entre estas duas faixas. Veja o mapa abaixo.
Esta onda de calor deve se estender até o dia 20 de dezembro, quando começa o verão. O período, portanto, é menor que o das anteriores, ocorridas nos meses de setembro e novembro.
O que é uma onda de calor?
A onda de calor é caracterizada por uma sequência de dias ou semanas com temperaturas acima da média.
“Ondas de calor são geradas por bloqueios atmosféricos causados por grandes sistemas de alta pressão atmosférica. Uma alta pressão causa um forte movimento de ar de cima para baixo chamado de subsidência. A subsidência deixa o ar seco e a redução da umidade do ar inibe o crescimento das nuvens e diminui a chance de chover. Além disso, a alta pressão atmosférica naturalmente comprime o ar próximo da superfície, fazendo o ar esquentar mais”, explicou o Climatempo.
LEIA MAIS
Ribeirão Rodeo Music abre lote especial de ingressos para edição de 18 anos
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Saiba quais são os principais sinais de violência patrimonial