O secretário da Saúde de Ribeirão Preto, Sandro Scarpelini, disse que o sistema público não tem mais condições de abrir leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Nesta quinta-feira (1º de abril), o município tem 97% de ocupação nos leitos de internação, segundo a plataforma leitoscovid.org.
LEIA MAIS – Ocupação em UTI Covid atinge 97% nesta quinta em Ribeirão
“O [sistema] público não tem perspectiva”, declarou Scarpelini, nesta manhã. Isso porque, ele afirma que faltam profissionais e respiradores mecânicos, que são utilizados no tratamento dos pacientes em estado grave.
Além disso, ele afirma que o estoque de medicamentos do município, que são utilizados no tratamento e na intubação, está limitado aos pacientes que estão internados atualmente.
Lotado
Nesta quinta-feira, são 147 leitos em hospitais públicos de Ribeirão Preto reservados para o tratamento da covid-19. No entanto, 144 leitos estão ocupados por pacientes em estado grave.
Contando os leitos em hospitais particulares e filantrópicos, são 289 leitos disponíveis, mas 281 já contam com pacientes internados.