- Publicidade -
CotidianoSistemas do Ministério da Saúde completam 8 horas fora do ar

Sistemas do Ministério da Saúde completam 8 horas fora do ar

invasores escreveram que o sistema sofreu um “ransomware” e que “50 TB de dados foram copiados e excluídos”

- Publicidade -

  

Dados do Ministério da Saúde foram sequestrados (Imagem: Reprodução)
Dados do Ministério da Saúde foram sequestrados (Imagem: Reprodução)

Os sistemas on-line do Ministério da Saúde, que oferecem informações e serviços para a população, estão fora do ar desde a madrugada desta sexta-feira (10). Usuários do aplicativo ConecteSUS relataram que os comprovantes de vacinação não estão aparecendo no aplicativo. 

- Publicidade -

O app faz a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, exigido para acessar locais públicos. Esse comprovante é exigido em 19 capitais brasileiras.  
 
Mas o problema vai além do app, o site do Ministério da Saúde também está fora do ar. O Governo Federal informou que o Gabinete de Segurança Institucional e a Polícia Federal estão investigando o ataque. O sistema de notificação de casos e mortes por covid-19 também foi afetado.
 
Ransomware  

Na páginas do Ministério da Saúde, os invasores escreveram que o sistema sofreu um “ransomware” e que “50 TB de dados foram copiados e excluídos”. O Lapsus$ Group assumiu a autoria do ataque e até deixou uma mensagem: “nos contate caso queiram o retorno dos dados”. 
 
Um ataque virtual por ransomware é quando dados ou contas são sequestradas e é exigido um resgate para que os dados sejam devolvidos. Em um caso recente, a JBS aceitou pagar R$ 11 milhões para ter de volta dados operacionais que foram ‘sequestrados’ por hackers.

- Publicidade -
Avatar
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -