A partir desta quarta-feira (3) as escolas da rede estadual de São Paulo não precisam mais manter o distanciamento social de um metro entre os estudantes dentro das escolas. As aulas voltaram a ser obrigatórias para 100% dos alunos desde o último dia 18 de outubro.
LEIA MAIS – Aulas 100% presenciais seguem sem data em Ribeirão Preto
Com o fim do distanciamento social dentro das escolas, também tem foi abolido o revezamento de alunos que podem frequentar as salas de aulas. As turmas haviam sido divididas em dois grupos para que todos os estudantes pudessem frequentar as escolas em dias alternados.
De acordo com a secretaria estadual da Educação, o retorno de 100% dos alunos para as escolas simultaneamente foi possível em razão da imunização de 97% dos profissionais da educação com as duas doses da vacina contra o novo coronavírus (covid-19).
A pasta ainda informa que mais de 90% dos adolescentes de 12 a 17 anos já tomaram, pelo menos, a primeira dose da vacina contra a covid-19.
O fim do distanciamento social nas escolas também é válido para a rede privada de ensino. Já na rede municipal de Ribeirão Preto ainda não há previsão para a implementação das novas regras.
Exceção à obrigatoriedade
Segundo a secretaria estadual da Educação, não são obrigados a retornar para as escolas:
– os alunos com mais de 12 anos pertencentes aos grupos de risco e que não tenham completado seu ciclo vacinal contra covid-19;
– jovens gestantes e puérperas;
– crianças menores de 12 anos pertencentes aos grupos de risco para covid-19;
– e estudantes com condição de saúde frágil, mesmo com o ciclo vacinal completo e comprovado com prescrição médica.