Um tamanduá-bandeira, espécie ameaçada de extinção, foi flagrado perto de um sítio na tarde desta terça-feira (8), em Brodowski, a cerca de 30 quilômetros de Ribeirão Preto. O vídeo [veja abaixo] foi gravado pelo agricultor Gilmar Berlese, enquanto ele colhia café junto com o filho e um funcionário na propriedade.
Em entrevista ao portal G1 Ribeirão, o agricultor de 65 anos conta que já viu dezenas de espécies no sítio ao longo da vida, mas há muito tempo não via um tamanduá-bandeira. Segundo ele, o animal provavelmente é um macho e deve ter entre um metro e meio e dois metros de comprimento.
“Já vi tamanduá-mirim, lobo, veadinho, mas o bandeira fazia muito anos que não via. Existe, próximo dali uma mata muito grande e muito antiga, que é uma reserva. Fiquei feliz, porque, se a gente viu um animal desse porte, deve estar procriando. Tudo indica que seja um macho, pela cauda dele. Nasci na roça, então a gente conhece alguma coisa”, disse Berlese.
Jacaré ‘passeador’
Na noite da última segunda-feira (6), um jacaré surpreendeu motoristas, ao atravessar uma via pública, próxima ao campus da USP (Universidade de São Paulo), na zona Oeste de Ribeirão Preto.
O animal chegou a atrapalhar o trânsito, quando cruzou a rua Lucien Lison, que liga as avenidas do Café e Bandeirantes. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas quando chegou ao local, o réptil já havia feito a travessia em direção ao córrego.
Quem deve ser acionado
Caso haja necessidade, a captura de animais silvestres só pode ser realizada pelo Corpo de Bombeiros ou pela Polícia Ambiental. Quando estão machucados são encaminhados à equipe de veterinários do Bosque Zoológico Fábio Barreto, por meio do Programa “Uma nova Chance”.
Anualmente, o Bosque recebe pelo “Nova Chance” cerca de 1500 animais silvestres vítimas de maus-tratos provocados pelo ser humano das mais diversas formas, como atropelamentos, queimaduras, choques elétricos, caça predatória, entre outros motivos. Depois de tratados eles são reinseridos na natureza.