O Bosque Zoológico Fábio Barreto, em Ribeirão Preto, reabilitou uma tamanduá-bandeira, que voltou para a natureza nesta quinta-feira (4).
A fêmea adulta chegou ao Bosque em dia 21 de dezembro de 2023, levada pelo Corpo de Bombeiros, que a encontrou na rodovia, entre Sertãozinho e Cruz das Posses.
No ambulatório veterinário, constatou-se um quadro de hipoglicemia com alto grau de estresse. Após o tratamento, exames constataram a recuperação da tamanduá (Mymecophaga tridactyla), que foi solta em uma área de preservação próxima ao rio Pardo, em Jardinópolis.
Ambulatório
O Bosque Zoo de Ribeirão Preto conta com estrutura para o atendimento de animais silvestres. “O protocolo de recepção de animais envolve uma equipe multidisciplinar com atuação nas áreas de zootecnia para o manejo alimentar, biologia com manejo comportamental e setor de veterinária com a parte sanitária”, informou o Bosque.
“Quando definimos que o animal deve ir para a reintrodução, temos que evitar ao máximo a humanização, situação difícil principalmente com os mamíferos. Procuramos fazer com que o animal se alimente e se locomova procurando abrigo sozinho. Também estimulamos que o animal possa a interagir com indivíduos de sua espécie”, destaca o biólogo Otávio Almeida.
“É feita a avaliação biológica para verificar se esse animal apresenta o instinto preservado. Caso não seja identificada a necessidade de se manter no zoológico, existe a soltura imediata, prevista em legislação”, explica o Chefe de Divisão de Unidades de Conservação, Alexandre Henrique Felcar.
VEJA TAMBÉM
Bar publica despedida e encerra as operações em Ribeirão Preto
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Veja quem foi e conheça a última música de João Carreiro, o ‘sertanejo bruto’