Representantes da Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano de Ribeirão Preto, conheceram nesta quarta-feira (24), 12 novos VLPs (Veículos Leves sobre Pneus), que serão utilizados no transporte coletivo da cidade de São José dos Campos a partir de 2022.
Articulados e 100% elétricos, os veículos fabricados pela empresa chinesa BYD, possuem propulsão elétrica, não emitem gases nocivos, são mais econômicos, com menor custo de manutenção e melhor desempenho.
Segundo a Transerp, os VLPs de São José têm o primeiro sistema urbano de transporte público do país com tecnologias de biossegurança, sendo um sistema UV-C de desinfecção do ar instalado no ar-condicionado, acabamento com aditivos antimicrobianos nas poltronas, balaústres e pega-mãos.
O VLP tem 22 metros de comprimento, baterias de fosfato ferro lítio, com autonomia de até 250 km com uma carga completa de três horas. A iluminação externa terá faróis em full led.
De acordo com o superintendente da Transerp, Marcelo Galli, esta é a segunda etapa do conjunto de visitas técnicas no município localizado na região do Vale do Paraíba Paulista.
“Além de conhecer as novas tecnologias para a mobilidade urbana, a visita técnica possibilitou mais uma nova integração de conhecimentos entre os gestores do trânsito e o transporte urbano entre as cidades de São José dos Campos e Ribeirão Preto”, destacou o dirigente.
Ao longo desta agenda externa, a equipe da Transerp teve a oportunidade de conhecer toda a metodologia adotada em São José dos Campos para o funcionamento de corredores exclusivos de ônibus, que contam atualmente com semáforos que priorizam o transporte coletivo, semelhante ao sistema que será implantado em Ribeirão Preto.
Com a conclusão das obras dos 56 quilômetros de corredores de ônibus pelo programa Ribeirão Mobilidade, o próximo passo será a implantação de um CCM (Centro de Controle de Mobilidade) no município para o acompanhamento do trânsito e qualidade do serviço do transporte coletivo urbano em Ribeirão Preto.