A última cirurgia para separação das irmãs siamesas Allana e Mariah no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto acontece neste sábado (19). O procedimento era para ter sido realizado no dia 29 de julho, contudo a cirurgia foi adiada por conta de uma febre apresentada pelas crianças.
As meninas têm 2 anos e 8 meses, e passaram por outros procedimentos cirúrgicos para separação completa – elas nasceram unidas pela cabeça. A equipe de neurocirurgia, liderada pelo médico Hélio Rubens Machado, fará a dissecção de 25% dos vasos sanguíneos restantes.
VEJA TAMBÉM
Ministério da Saúde identifica em SP o primeiro caso de nova variante da covid-19
USP Ribeirão busca universitários voluntários para pesquisa sobre alimentação consciente
Os outros 75% já foram separados nas três cirurgias anteriores, que ocorreram em agosto e novembro de 2022, e em março deste ano. Já a equipe da cirurgia plástica, liderada porJayme Farina Junior, será responsável pelo fechamento da calota craniana e da pele que recobre a cabeça das meninas.
A reunião de planejamento da cirurgia de separação das siamesas foi realizada nesta sexta-feira (18). Ao todo, 20 profissionais se reuniram para alinhar a jornada e detalhes cirúrgicos, como a ordem dos acontecimentos, o que será feito por cada equipe e a prevenção e manejo de riscos.
LEIA MAIS