- Publicidade -
Cotidiano'Uma situação triste', diz Abrasel sobre nova fase vermelha

‘Uma situação triste’, diz Abrasel sobre nova fase vermelha

Nesta sexta-feira (26), o governo estadual rebaixou a região de Ribeirão Preto para fase vermelha do Plano SP

- Publicidade -

(Foto: divulgação/Pixabay)

 *Notícia atualizada às  18h50 de 26 de fevereiro de 2021. 

A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) lamentou a decisão do governo estadual em reclassificar a região de Ribeirão Preto para a fase vermelha do Plano São Paulo. Nesta fase, bares e restaurantes podem atender os clientes apenas pelos sistemas de delivery e drive-thru. 

LEIA MAIS – Plano SP: Região de Ribeirão é rebaixada para a fase vermelha
 
De acordo com o presidente da seccional regional da associação, Renato Munhoz, os bares e restaurantes da cidade já apresentaram dificuldades no mês de fevereiro.  

“É tudo uma incerteza, é uma situação triste”, lamentou. O empresário ainda afirmou que aguarda o decreto da Prefeitura de Ribeirão Preto sobre as medidas que serão adotadas e, por isso, prefere esperar.  A prefeitura vai se pronunciar no final da tarde.

- Publicidade -

Segundo o governo estadual, a região de Ribeirão Preto, que conta com outros 25 municípios, apresentou aumento no número de pacientes internados com sintomas da covid-19.   

A taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Covid chegou a 77%, segundo o Plano São Paulo. As medidas entram em vigor na segunda-feira (1º de março).  
 
Atualização
 
 
Nesta sexta-feira, após o anúncio do governo estadual, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), manteve as regras da fase laranja ao longo dos dias úteis. Aos sábados e domingos deverão ser seguidas as regras da fase vermelha enquanto durar a atual classificação do Plano SP – leia mais.

Fase vermelha:
 
Na fase vermelha, podem funcionar os estabelecimentos de saúde, como hospitais, farmácias, clínicas odontológicas e clínicas veterinárias.  

Os estabelecimentos de alimentação, como supermercados, feiras livres, açougues, padarias e lojas de suplemento, também podem funcionar, mas com o consumo local vedado.  

Já restaurantes e similares podem atender apenas por delivery e drive-thru.  

Os serviços de transporte e logística, como locação de veículos, oficinas, transporte público coletivo, táxi, transporte contratado por aplicativos, serviços de entrega, estacionamentos estão liberados.  

- Publicidade -

Assim como, os serviços gerais, como lavanderias, serviços de limpeza, hotéis, manutenção, bancos, call center, assistência técnica e bancas de jornais. Podem funcionar sem restrições os serviços de segurança pública e privada, comunicação e construção civil.  

VEJA O QUE PODE FUNCIONAR NA FASE VERMELHA DO PLANO SÃO PAULO

- Publicidade -
Leonardo dos Santos
Leonardo dos Santos
Jornalista formado pelo Centro Universitário Barão de Mauá e egresso da Universidade de São Paulo. Cobriu as campanhas eleitorais de 2016, 2018, 2020 e 2022, e ficou de olho na passagem da seleção francesa por Ribeirão Preto na Copa do Mundo de 2014. E-mail: leonardo.santos@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -