A Usina Hidrelétrica de Igarapava, município a 130 quilômetros de Ribeirão Preto, vai realizar um simulado de evacuação na próxima sexta-feira (16), às 8h. A ação faz parte do Plano de Ação de Emergência e tem o objetivo de testar as rotas de fuga e sistema de alerta por meio de sirenes.
O gerente geral do Consórcio Igarapava, Cláudio Antônio da Silva, explica que o simulado é um exercício preventivo e educativo com o envolvimento da comunidade e, embora a participação seja voluntária, ele alerta para importância da população se capacitar.
“É fundamental que todos conheçam as mensagens das sirenes, as rotas de fuga e os pontos de encontro para a construção permanente de uma cultura de segurança”, explica Cláudio. Segundo o gerente geral, as barragens estão estáveis e seguras.
VEJA TAMBÉM
Nota Fiscal Paulista sorteia R$ 6,7 milhões na semana que vem; Veja como participar
Receita Federal de Ribeirão tem leilão com smartphones, bicicletas e vinhos importados
De acordo com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a barragem da Usina Hidrelétrica de Igarapava está classificada na categoria de risco B, indicando que tem as condições de segurança necessárias para o funcionamento.
A atividade será promovida pelo grupo de trabalho composto pelas Defesas Civis Municipais de Delta-MG, Uberaba-MG e Igarapava, Defesas Civis Estaduais de Minas Gerais e São Paulo, Corpo de Bombeiros dos dois estados, Polícia Militar, Polícia Federal e a população que vive nas proximidades da usina.
Na ocasião, a população das áreas que já foram previamente informadas, deve seguir pelas rotas de fuga em direção aos 28 pontos de encontro definidos previamente no Plano de Ação e Emergência.
LEIA MAIS