O vídeo de um professor do departamento de Química da USP (Universidade de São Paulo) em Ribeirão Preto causou manifestações de alunos da universidade nesta semana. As imagens mostram o professor Fritz Cavalcante Huguenin fazendo um suposto gesto nazista. O vídeo foi compartilhado em grupos com alunos da instituição de ensino.
A imagem foi gravada na última quarta-feira (19), logo após a final da Copa do Brasil, entre Flamengo e Corinthians. O vídeo revoltou a estudante Gabriela Leoncini.
“Foi um impacto muito forte, porque a gente não imaginava que um professor fosse ter uma atitude dessas, principalmente em uma universidade pública, que é repleta de pessoas que querem estar aqui dentro, que lutaram para estar aqui dentro”, disse em entrevista à EPTV.
Ribeirão: Caminhão bate em mureta e bloqueia pista na Anhanguera
Moradores de Pontal acionam Bombeiros após suposto ‘cheiro ruim’
Os estudantes informaram que procuraram a direção da universidade para denunciar publicamente a atitude do professor. O centro acadêmico da faculdade de Filosofia, que abrange o departamento de Química, emitiu uma nota repudiando a atitude.
“A Gestão Esperançar do CAFi, Centro Acadêmico da FFCLRP, vem a público denunciar atitude criminosa realizada pelo Prof. Dr. Fritz Cavalcante Huguenin, do Departamento de Química da USP-RP. Por meio de vídeo veiculado em grupo de WhatsApp […], o Professor realiza a saudação nazista rindo, em tom de deboche”, aponta o comunicado assinado pela presidente do centro acadêmico, Nathalia da Silva.
Os estudantes pedem um posicionamento público da chefia do departamento de Química, uma retratação do professor e que a universidade realize medidas de “combate às ideologias nazistas por qualquer membro de sua comunidade”.
Outro lado
Por meio de nota, a USP informou que está tomando medidas para apurar o que houve e que repudia ações e falas de conteúdo nazista. A Associação Israelita de Ribeirão Preto afirmou que espera que o caso seja apurado pelas autoridades.
Em contato com a EPTV, o professor afirmou que “o vídeo em questão reflete o entusiasmo de um torcedor rubro-negro após uma conquista de campeonato”. Fritz ainda declarou que comemorava o título do Flamengo e que o gol decisivo da conquista do clube.
“Nada no vídeo está relacionado ao nazismo: um regime criminoso, totalitário e desumano, o qual repudio”, concluiu (com EPTV).