- Publicidade -
CotidianoUSP de Ribeirão Preto apura suposto gesto nazista de professor

USP de Ribeirão Preto apura suposto gesto nazista de professor

Centro acadêmico da faculdade de Filosofia da USP de Ribeirão Preto cobrou ações de combate ao nazismo; professor nega alusão ao regime totalitário

- Publicidade -

 

Entrada do campus da USP de Ribeirão Preto (Foto: Reprodução/USP)
Entrada do campus da USP de Ribeirão Preto (Foto: Reprodução/USP)

O vídeo de um professor do departamento de Química da USP (Universidade de São Paulo) em Ribeirão Preto causou manifestações de alunos da universidade nesta semana. As imagens mostram o professor Fritz Cavalcante Huguenin fazendo um suposto gesto nazista. O vídeo foi compartilhado em grupos com alunos da instituição de ensino.

- Publicidade -

A imagem foi gravada na última quarta-feira (19), logo após a final da Copa do Brasil, entre Flamengo e Corinthians. O vídeo revoltou a estudante Gabriela Leoncini.

“Foi um impacto muito forte, porque a gente não imaginava que um professor fosse ter uma atitude dessas, principalmente em uma universidade pública, que é repleta de pessoas que querem estar aqui dentro, que lutaram para estar aqui dentro”, disse em entrevista à EPTV.

 

 

VEJA TAMBÉM 
 

- Publicidade -

Ribeirão: Caminhão bate em mureta e bloqueia pista na Anhanguera
 

Moradores de Pontal acionam Bombeiros após suposto ‘cheiro ruim’

 

 

Os estudantes informaram que procuraram a direção da universidade para denunciar publicamente a atitude do professor. O centro acadêmico da faculdade de Filosofia, que abrange o departamento de Química, emitiu uma nota repudiando a atitude.
 

“A Gestão Esperançar do CAFi, Centro Acadêmico da FFCLRP, vem a público denunciar atitude criminosa realizada pelo Prof. Dr. Fritz Cavalcante Huguenin, do Departamento de Química da USP-RP. Por meio de vídeo veiculado em grupo de WhatsApp […], o Professor realiza a saudação nazista rindo, em tom de deboche”, aponta o comunicado assinado pela presidente do centro acadêmico, Nathalia da Silva.
 

Os estudantes pedem um posicionamento público da chefia do departamento de Química, uma retratação do professor e que a universidade realize medidas de “combate às ideologias nazistas por qualquer membro de sua comunidade”. 
 

Outro lado
 

Por meio de nota, a USP informou que está tomando medidas para apurar o que houve e que repudia ações e falas de conteúdo nazista. A Associação Israelita de Ribeirão Preto afirmou que espera que o caso seja apurado pelas autoridades.
 

Em contato com a EPTV, o professor afirmou que “o vídeo em questão reflete o entusiasmo de um torcedor rubro-negro após uma conquista de campeonato”. Fritz ainda declarou que comemorava o título do Flamengo e que o gol decisivo da conquista do clube.
 

“Nada no vídeo está relacionado ao nazismo: um regime criminoso, totalitário e desumano, o qual repudio”, concluiu (com EPTV).

O professor Fritz Cavalcante Huguenin afirma que repudia o nazismo (Foto: reprodução/EPTV) 
O professor Fritz Cavalcante Huguenin afirma que repudia o nazismo (Foto: reprodução/EPTV) 

 
 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -