com Jornal da USP
A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), no campus da USP, está buscando voluntários para estudos com a ayahuasca, realizados pelo Laboratório de Psicofarmacologia.
A ayahuasca é uma bebida preparada a partir de duas plantas amazônicas conhecidas como chacrona (Psychotria viridis) e o cipó jagube ou mariri (Banisteriopsis caapi).
Serão quatro tipos de estudos: pacientes com Transtorno Depressivo Maior (TDM), estresse Pós-Traumático (TEPT), Oncológicos e Transtorno por uso de álcool.
Voluntários TDP
A primeira pesquisa irá avaliar o efeito da ayahuasca em pacientes com transtorno depressivo maior (TDM).
Para participar: ter 18 anos ou mais, ter diagnóstico de TDM, bom estado geral de saúde e ser morador de Ribeirão Preto e região. Os interessados devem entrar em contato via e-mail: gionorossi@gmail.com.
Transtorno pós-traumático
A segunda pesquisa irá avaliar o efeito da ayahuasca em pacientes com transtorno pós-traumático (TEPT).
Para participar: ter 18 anos ou mais, ser morador de Ribeirão Preto e região, diagnóstico de TEPT e apresentar bom estado geral de saúde. Os interessados devem entrar em contato via e-mail: lorenaterene@usp.br.
Pacientes oncológicos
O terceiro estudo irá avaliar o efeito da ayahuasca em pacientes oncológicos com sintomas depressivos e/ou ansiosos.
Para participar: devem ter entre 18 e 65 anos, ser morador de Ribeirão Preto e região, ter o diagnóstico de câncer (tumor sólido), presença de sintomas depressivos e/ou ansiosos e não estarem realizando quimioterapia e/ou radioterapia. Os interessados devem entrar em contato via e-mail: renanmaekawa@gmail.com.
Transtorno por uso de álcool
A última pesquisa irá avaliar o efeito da ibogaína, similar a ayahuasca, em pessoas com transtorno por uso de álcool.
Para participar: devem ter entre 18 e 65 anos, ter transtorno por uso de álcool, ser morador de Ribeirão Preto e região. Não podem ter diagnósticos prévios de transtornos psicóticos ou transtorno bipolar e complicação clínica, como problemas cardíacos, renais ou hepáticos. Os interessados devem entrar em contato via e-mail: mendesrjuliana@gmail.com.
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre a Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: (16) 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Passagem de frente fria aumenta risco de temporais no interior de SP