A taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) reservados para o combate da pandemia do novo coronavírus (covid-19) em Ribeirão Preto atingiu 82,4%, na noite desta quarta-feira (6). Isso significa que o município atingiu o índice da fase vermelha do Plano São Paulo.
LEIA MAIS – Ocupação em UTI covid cresce 33% em uma semana em Ribeirão
Segundo o levantamento da plataforma leitoscovid.org, que é atualizado instantaneamente pelos hospitais públicos e privados de Ribeirão Preto, às 19h38 eram 80 pessoas internadas com gravidade nos 97 leitos disponíveis.
Ainda de acordo com a plataforma, 60 respiradores mecânicos estão sendo utilizados no tratamento desses pacientes.
Leitos de enfermaria
Com relação a ocupação de pacientes em leitos de enfermaria, para casos de internação menos graves, a plataforma aponta que 79 leitos estão ocupados nas 151 vagas disponíveis no município.
O índice de ocupação de leitos de enfermaria em Ribeirão Preto ainda está no nível da fase verde do Plano São Paulo – com menos restrições.
Reserva financeira
Na última segunda-feira (4), o secretário da Saúde de Ribeirão Preto, Sandro Scarpelini, disse em entrevista para EPTV que o município tem uma reserva financeira para aumentar a oferta de leitos.
Inclusive, o município conta com um financiamento de R$ 3 milhões disponibilizados pelo governo estadual, além de recursos que sobraram de repasses do ministério da Saúde no ano passado.
LEIA MAIS – Secretário teme aumento de casos de covid após festas