A Anvisa concedeu, nesta quarta-feira (9), a autorização para a pesquisa clínica da vacina contra o novo coronavírus (covid-19) Butanvac, do Instituto Butantan. De acordo com a agência, o estudo deve ser realizado no Hospital das Clínicas de São Paulo e no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.
CLIQUE AQUI E LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE RIBEIRÃO PRETO
Com isso os testes com a vacina em humanos poderão ter início no Brasil. No entanto, o Butantan ainda deve apresentar algumas informações complementares sobre testes em andamento com o imunizante. Em seguida, o instituto deve iniciar a aplicação experimental da Butanvac.
Esta será a primeira vez que a Butanvac será aplicada em humanos e por isso serão conduzidas as fases clínicas 1 e 2. A pesquisa será dividida em duas etapas e na primeira deve contar com até 400 voluntários com mais de 18 anos.
Ao todo, a fase pesquisa clínica da Butanvac deve contar com 6 mil voluntários. De acordo com a Anvisa, o imunizante será aplicado com duas doses em um intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda.