- Publicidade -
CotidianoVeja como ver se seu nome foi usado em golpe da compra de remédios

Veja como ver se seu nome foi usado em golpe da compra de remédios

Fantástico, da TV Globo, mostrou em reportagem que até o nome de pessoas mortas foram usados na fraude de bilhões de reais

- Publicidade -

Foto: Divulgação/Pixabay

Uma fraude na venda de medicamentos pode ter desviado bilhões de reais do Programa Farmácia Popular, do Ministério da Saúde. O esquema se utilizava até do nome de pessoas que já faleceram.

- Publicidade -

A situação foi alvo de reportagem do programa Fantástico. O Farmácia Popular fornece medicamentos com desconto ou de graça à população. No entanto, até farmácias que já fecharam, teriam recebido recursos de forma ilegal.

Para checar se seus dados foram utilizados de forma indevida, é preciso instalar o aplicativo ConecteSUS. Veja o passo a passo para checar se seu nome foi usado no golpe: 

– Baixe o aplicativo ConecteSUS na loja de aplicativos do seu celular
– Faça o login com o CPF e senha cadastrados na conta gov.br
– Na parte ‘ações ‘rápidas’, clique em medicamentos
– Os medicamentos vão estar na área ‘recebidos’,
– Os remédios solicitados estarão na área Recebidos. Se você não possui registro não realizado, não há utilização indevida
– Segundo o Ministério da Saúde, caso o aplicativo mostre o recebimento de medicamentos que você nunca solicitou, é preciso procurar a ouvidoria do Sistema Único de Saúde.  
 
A fraude 
 
O golpe foi descoberto a partir de um relatório da Controladoria Geral da União (CGU), que apontou um rombo de R$ 2,6 bilhões no Farmácia Popular entre os anos de 2015 e 2020. Os auditores cruzaram os valores cobrados do Governo Federal por mais de 30 mil farmácias credenciadas com as compras de remédios que elas fizeram dos fornecedores. O levantamento mostrou que 17,9% dessas aquisições não foram encontradas.

- Publicidade -
Avatar
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -