- Publicidade -
CotidianoVeja mitos e verdades sobre a saúde durante a onda de frio

Veja mitos e verdades sobre a saúde durante a onda de frio

Pelo 2º dia consecutivo, Ribeirão Preto registrou mínima de 6ºC; Confira explicações de especialistas

- Publicidade -

Confira abaixo mitos e verdades (Imagem ilustrativa: Pixabay)

- Publicidade -

A onda de frio costuma levantar dúvidas sobre as reações corporais durante a baixa dos termômetros. Na manhã desta quinta-feira (19), pelo segundo dia consecutivo, Ribeirão Preto registrou temperatura mínima de 6ºC. 
 
VEJA TAMBÉM: Mesma temperatura do Alasca? Frio em Ribeirão Preto rende memes

Para desvendar mitos e verdades sobre a saúde em meio à onda de frio, o acidade on traz explicações feitas por especialistas. Veja abaixo:

Sem calor, sem protetor solar

Mito. Isso porque dias nublados e frios também podem causar prejuízos à pele da mesma forma que os ensolarados.

“Embora a gente tenha a sensação de que o Sol esteja incidindo com menos força, não podemos deixar de usar o protetor. Além de prevenir queimaduras solares, ele é uma proteção a longo prazo, pois previne rugas, manchas e câncer de pele”, orientou a dermatologista Bruna Fanton.

Pele mais ressecada 

Verdade. A explicação é que o clima seco, aliado às baixas temperaturas, favorece a perda da umidade corporal. A dermatologista ressaltou a importância do uso de hidratante. “A pele pode, sim, apresentar maior sensação de ressecamento e coceira. O melhor horário para usar hidratante é logo após o banho, pois ajuda a reter a umidade na pele”, disse.

- Publicidade -

Água quente não afeta a pele

Mito. Nada mais comum do que desejar um banho quente durante o frio. Contudo, Fanton disse que a prática pode trazer danos ao órgão. “A água quente pode irritar a pele de pessoas com dermatite. O uso de água quente com bucha pode remover a proteção natural da pele. O ideal é achar um meio termo em uma temperatura que seja confortável para o banho”, afirmou.

Frio dá fome

Verdade. Conforme a nutricionista Lícia Sanchez Vendrusculo, o organismo passa a trabalhar mais para manter a temperatura corporal em torno dos 36,5ºC, o que aumenta a busca por alimentos.   

“[…] Existe um gasto calórico aumentado. Porém, ao mesmo tempo nosso paladar busca alimentos mais ricos em carboidratos e gorduras. E o consumo de saladas cruas diminui. Portanto, o estilo de alimentação alterado faz com que o individuo acumule peso”, contou.

Por outro lado, tira a sede

Verdade. O motivo é que o corpo elimina menos água pelo suor, e isso faz com que a sede não seja constante. “A desidratação costuma ser mais grave, pois o indivíduo diminui a percepção de sede. Nessa época do ano, abuse de chás quentinhos”, recomendou Vendrusculo.

Exercícios no frio ajudam a emagrecer mais

Mito. De acordo com a nutricionista, praticar a mesma atividade física em condições climáticas diferentes gera os mesmos resultados.
 
 

Onda de frio traz dúvidas em relação às reações do corpo (Foto: Divulgação / Amanda Rocha)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -