Nas últimas semanas, muitos moradores de Ribeirão Preto têm reclamado de infestações de escorpiões. Neste ano, duas crianças morreram picadas pelo animal na cidade e mais de 1,1 mil casos de acidentes com escorpiões foram registrados até o mês de outubro.
VEJA TAMBÉM: Ribeirão Preto realiza mutirão contra dengue e escorpiões
Para evitar que novos acidentes envolvendo o aracnídeo ocorram, a Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde (DVAS) de Ribeirão Preto divulgou orientações para que a população possa evitar que os escorpiões entrem nas residências.
Segundo a divisão, os escorpiões vivem em locais úmidos, escuros e de pouca movimentação, e por isso são encontrados frequentemente em esgotos, caixas de gorduras, locais com acúmulo de entulho e madeira.
Por isso, a principal forma de controle dos escorpiões é a alteração do ambiente, de forma a evitar que esses animais se escondam nos imóveis, bem como impedir o acesso desses animais ao interior do imóvel. Desta forma, as principais medidas são:
– Manter as casas e os quintais limpos, sem acúmulo de madeira e materiais de construção;
– Fechar todas as frestas nos encanamentos;
– Rebocar as frestas das paredes e muros;
– Vedar bem as tampas das caixas de gordura e de esgoto;
– Instalar rodinho de proteção nas soleiras das portas;
– Manter pontos de energia vedados, com espelho nas tomadas, nos interruptores e nas saídas de fiação;
– Tampar ralos e grelhas, na área interna e externa dos imóveis;
– Evitar objetos jogados no chão, como calçados e mochilas;
– Guardar os brinquedos das crianças em caixas fechadas.
Obras
A DVAS ainda orienta que em casos de remoção de entulhos ou materiais de construção, também é preciso tomar cuidados, como: reforçar a atenção onde pisar e onde colocar a mão, utilizar luvas de raspa ou similar, vestir calça comprida e calçados fechados.
Controle químico
O controle químico contra escorpiões não é recomendado, já que eles têm capacidade de sentir onde há veneno no ambiente, podendo dispersar do local. Além disso, a divisão alerta que o efeito do veneno para se controlar escorpiões é praticamente zero.
Em casos de acidente
Em casos de acidente, a orientação é procurar rapidamente uma unidade de saúde mais próxima.
Caso o morador encontre escorpiões com frequência em sua casa, ele pode entrar em contato com a Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde no telefone (16) 3969-8120.
LEIA MAIS – Moradora encontra 60 escorpiões dentro de casa em Ribeirão