Ribeirão Preto faz 166 anos no próximo domingo (19) e o acidade on preparou reportagens especiais para marcar a data. Neste conteúdo, você confere opções de lazer para turistas e moradores na região central de Ribeirão Preto . De palacetes e teatros ao chope e ao café. Confira a lista:
Theatro Pedro II
Principal prédio do Quarteirão Paulista, o Theatro Pedro II foi inaugurado em 8 de outubro e 1930 e se tornou o cartão postal de Ribeirão Preto. O local foi destruído por um incêndio em 1980, mas, 14 anos depois, totalmente restaurado, foi reinaugurado.
Endereço: Rua Álvares Cabral, 370, Centro. Para conferir a programação com os próximos eventos, clique aqui.
Palacete 1922
Casarão histórico de Ribeirão Preto, o Palacete Jorge Lobato foi restaurado e virou o café e restaurante Palacete 1922.
Endereço: Rua Álvares Cabral, 716, Centro. Local abre para o almoço, de terça a domingo, e jantar, sexta e sábado. Recentemente, também passou a servir café da manhã aos finais de semana.
Para mais informações, clique aqui
Biblioteca Sinhá Junqueira
Antiga Biblioteca Altino Arantes, o local passou por restauração, sendo reinaugurado em 2019 com o nome de Sinhá Junqueira. Além de biblioteca, espaço conta com um café, em um ambiente único em Ribeirão Preto.
Endereço: Rua Duque De Caxias, 547, Centro. Para acompanhar programações especiais e ver mais informações, clique aqui
Centro Cultural Palace – Café Pagliorini
Localizado no Palace Hotel, prédio histórico que faz parte do Quarteirão Paulista, o Café Pagliorini é opção para tomar um café moído na hora. O prédio do hoje restaurado Centro Cultural Palace foi construído no período do auge do café.
Endereço: Rua Álvares Cabral, 322, centro. Espaço funciona diariamente, entre 8h e 18h.
Para mais informações, clique aqui
Cafeteria A Única
Local histórico de Ribeirão Preto, está em funcionamento há mais de 80 anos. A esquina já viu a presença dos principais políticos brasileiros, que sempre passam pelo local para tomar um café e falar com a imprensa.
Endereço: Rua São Sebastião, 465, Centro. Local funciona, de segunda a sexta, das 6h às 18h30, e aos sábados e domingos, das 6h às 12h.
VEJA MAIS
Saiba porque Ribeirão Preto ganhou o apelido de Califórnia Brasileira
Choperia Pinguim
Assim como o café, o chope faz parte da história de Ribeirão Preto. E o local mais emblemático é a Choperia Pinguim, no Edifício Meira Junior, que também integra o Quarteirão Paulista.
Endereço: Rua General Osório, 389, Centro. Funciona diariamente, a partir das 11 horas.
Para mais informações, clique aqui.
Casa da Memória Italiana
Local é mais um prédio que foi restaurado na região central de Ribeirão Preto. A casa foi construída entre 1923 e 1925, pelo casal de imigrantes italianos Pedro Biagi e Eugenia Biagi.
Endereço: Rua Tibiriçá, 776, Centro. Visitas podem ser feitas com agendamento e também há uma agenda mensal de eventos. Para saber mais, clique aqui.
Marp
Museu de Arte de Ribeirão Preto (Marp) Pedro Manuel-Gismond fica em um prédio recheado de histórias. Foi inaugurado em 1908 como a primeira sede do clube Sociedade Recreativa. A partir de 1956, o local se tornou a Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto. Já a partir de 1992, com a mudança da Câmara, o local passou a ser o Marp.
Endereço: Rua barão do amazonas, 323, Centro. Confira a programação e o horário de visitação no site (clique aqui).
VEJA MAIS
Catedral de São Sebastião: Fé e história nos 166 anos de Ribeirão
Entenda como começou Ribeirão Preto e veja algumas curiosidades