Uma nova tempestade de poeira atingiu cidades da região de Ribeirão Preto, nesta sexta-feira (1º de outubro). No último final de semana, outra tempestade de terra assustou moradores da região e as imagens rodaram o mundo.
LEIA MAIS – Chove em bairros de Ribeirão Preto; Inmet alerta para temporais
Desta vez, foram registradas nuvens de terra e poeira em cidades como Barretos, Franca, Restinga, Pontal e Pitangueiras – veja o vídeo acima.
Em alguns locais, como na rodovia Cândido Portinari, a tempestade veio acompanhada de chuva – as regiões norte e nordeste do Estado de São Paulo estão em estado de alerta para tempestades, válido até meio-dia deste sábado (2).
Em outras regiões
Além da região de Ribeirão Preto, a tempestade de poeira chamou a atenção de moradores da região de Presidente Prudente, no extremo oeste de São Paulo.
A Prefeitura de Presidente Prudente emitiu comunicado de alerta para população, para que os moradores evitem áreas de risco. Cidades como Penápolis e Andradina também registraram fortes rajadas de vento e alguns locais estão sofrendo com a falta de energia elétrica.
O que é?
Segundo o canal Climatempo, a tempestade de poeira ocorre quando ventos intensos levantam uma quantidade significativa de poeira do solo para atmosfera, podendo transportar essas partículas por grandes distâncias.
LEIA MAIS – Entenda como é formada a tempestade de poeira que atingiu Ribeirão