A vítima do golpe aplicado por meio de um falso perfil no WhatsApp realizou 28 transferências bancárias e Pix, que somaram aproximadamente R$ 650 mil, segundo o delegado Rodolfo Latif Sebba, da Deic (Divisão Especializada de Investigações Criminais) em Ribeirão Preto.
Ao todo, 20 pessoas foram presas durante a operação Embuste, deflagrada nesta segunda-feira (10) pela Polícia Civil. Cinco suspeitos – três mulheres e dois homens – foram detidos em Ribeirão.
“Dentre essas contas que a vítima fez as transferências, a maioria das pessoas é da região de Ribeirão. Temos pessoas aqui na cidade, Serrana, Jardinópolis, Barretos e Araraquara”, disse o delegado. A polícia também cumpriu mandados em Barrinha, Bebedouro, Caconde, Fernando Prestes, Embu das Artes, Taboão da Serra e na Capital.
MAIS – Golpe no WhatsApp: Polícia Civil detém 5 pessoas em Ribeirão Preto
O crime é popularmente conhecido como “golpe do número novo” ou “golpe do falso perfil”.
A vítima declarou ter recebido uma mensagem pelo WhatsApp de um perfil idêntico ao de seu irmão, mas que era da quadrilha.
“Esse golpe demorou aproximadamente uma semana. Especialmente nesse caso, o irmão da vítima estava fazendo algumas obras e essas transferências eram necessárias naquele momento. A partir de então, a vítima e o irmão realizaram um contato entre eles e o golpe foi descoberto”, explicou Sebba.
Os suspeitos deverão responder por estelionato e associação criminosa. (Com CBN Ribeirão)