O sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto ainda aguarda um parecer do departamento jurídico da entidade sobre os documentos apresentados pela prefeitura para se manifestar sobre o retorno das aulas presenciais na rede municipal, marcado para o dia 20 de setembro.
LEIA MAIS – Prefeitura anuncia retorno das aulas presenciais em Ribeirão
As aulas presenciais na rede municipal de ensino estão suspensas desde março de 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19). No início de 2021, a Prefeitura de Ribeirão Preto chegou a anunciar a retomada na rede municipal, mas a volta foi barrada após ação do sindicato na Justiça do Trabalho.
O sindicato e a prefeitura acordaram na Justiça que a volta ocorreria apenas após a vacinação completa dos profissionais da educação – que foi concluída na semana passada -, a distribuição de equipamentos de proteção e a vistoria das escolas por médicos infectologistas.
Na última sexta-feira (10), o secretário da Educação de Ribeirão Preto, Felipe Elias Miguel, disse que as exigências foram cumpridas pela administração.
A rede conta com 47 mil alunos matriculados, entre ensino infantil, fundamental, especial e educação de jovens e adultos. O retorno é facultativo, ou seja, a família pode manter o adolescente ou a criança no ensino remoto.
Como será a volta?
Para a retomada, o ambiente escolar terá adaptações – os alunos serão divididos em dois grupos A e B, atendimento presencial com até 50% da capacidade. Já na educação infantil retornará atendendo período parcial com 50% dos alunos.
No ensino fundamental, as turmas vão se revezando nos dias da semana. No ensino infantil, metade vai pela manhã e metade à tarde.
Em relação ao transporte escola, haverá a limitação de 50% de ocupação do veículo.