ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

divirtase

Começa nesta sexta-feira (3) 13ª edição do Festitalia

O tradicional festival de cultura italiana oferece, desta sexta-feira (3) a domingo (5), 30 horas de programação gratuita, além de pratos típicos para o público

| ACidadeON/Ribeirao


 

Mamma mia! Infine, un nuovo Festitalia! [Finalmente, um novo Festitalia!]

Se ficou com vontade de escutar mais frases em italiano, a programação de seu  final de semana deve incluir uma passada na 13ª edição do Festitalia, que começa hoje e segue até domingo no Morro do São Bento, em Ribeirão Preto.

O tradicional Festival da Cultura Italiana, que tem como objetivo resgatar e promover a cultura do país europeu por meio de música, dança, teatro, oficinas, gastronomia e artesanato, oferecerá 30 horas de programação gratuita ao público.

Para os interessados em conhecer um pouco dos estilos musicais italianos, será possível conferir ao vivo a famosa Tarantella, apresentada pelo Gruppo Folk Dante Alighieri, nos três dias de evento. Entre os destaques também está Carlos Gilberto, que sobe ao palco com o tema "Recordar é Viver", prometendo resgatar canções que marcaram a memória de imigrantes italianos e descendentes.

Uma das grandes atrações do Festitália, a gastronomia estará em peso no evento, oferecendo "piatti molto guostoso" [pratos muito gostosos] para todos os gostos e bolsos. "Queremos oferecer pratos que as pessoas já conhecem, mas de uma forma mais próxima do que é feito na Itália, com ingredientes naturais e frescos. Uma gostosa simplicidade", afirma Antonio Henrique Sartore, presidente da Società Dante Aliguieri, que promove o evento.

Macarronada, pizza, lasanha, nhoque, massas compridas, como espaguete ao sugo, bolonhesa e pesto, serão algumas das opções disponíveis para o público. E os participantes também poderão degustar novamente o lanche de porchetta. "Ele [o lanche] é feito com leitoa assada desossada com temperos e ervas dentro. É um prato muito conhecido na Itália", diz Sartore.

Palestra

Já na programação cultural, um dos destaques é o seminário sobre cidadania italiana, a ser apresentado pelo professor Giuseppe Contri, responsável pela área de relações públicas do vice-consulado da Itália, em Ribeirão Preto. Oferecido pela primeira vez no Festitalia, o seminário compartilhará histórias bem-sucedidas, problemas e soluções possíveis durante o percurso do processo e as questões burocráticas para obtenção da cidadania italiana.

A programação completa está disponível no blog do Festitalia (http://festitaliaribeiraopreto.blogspot.com/p/programacao-11-festitalia-2016.html).

Ciao, ci vediamo lì! [Tchau, nos vemos lá!]

SERVIÇO

13º Festitalia

QUANDO: hoje, das 19h à 0h; sábado e domingo, das 11h à 0h

ONDE: Morro do São Bento

Entrada gratuita

Programação 13º Festitália

SEXTA-FEIRA (3/8)

19h: Abertura da exposição "Memorial do Imigrante Italiano", no saguão do Teatro Municipal

19h30: solenidade de abertura oficial com autoridades, homenagem à Família Sartore com participação do Coro Memorie dItalia, regido pelo maestro Alexandre M. Perticarrari

20h30: apresentação de dança típica Gruppo Folk Dante Alighieri, com coreografia  da Profª Fernanda Sartore Silva

21h: show com o Grupo Cuore dItalia

SÁBADO (4/8)

12h: almoço musical Rosana Merino e Amigos

12h: pintura ao ar livre com a artista plástica Clara Cauchick

13h: Concurso Culinário SuperChef FESTITALIA   Tema: Spaghetti - Tenda das Oficinas

15h: Concurso Culinário SuperChef FESTITALIA   Tema: Spaghetti - Tenda das Oficinas

15h: entretenimento musical

16h30: Concurso Culinário SuperChef FESTITALIA  Tema: Spaghetti - Tenda das Oficinas

16h: palestra "Cidadania Italiana", do Prof. Giuseppe Contri, no saguão do Teatro Municipal

17h: apresentação Grupo Somos (dança típica) e de Tarantelas

17h15: show "Recordar é Viver", com Carlos Gilberto

18h: apresentação Coro Memorie dItalia, com maestro Alexandre M. Perticarrari

18h30: peça com o Grupo de Teatro Dante Alighieri, com a peça "Guido & Nicoletta - O Retorno", escrita e dirigida por Celso Rodrigues

19h30: apresentação de dança típica: "Gruppo Folk Dante Alighieri", com coreografia de Fernanda Sartore Silva

20h: show de Claudinei Colucci

21h: show de Ivano Italianíssimo no Palco Itália

DOMINGO (5/8)

10h30: Santa Missa em italiano celebrada por Dom Bernardo M. Bergamin, da Igreja de Santo Antonio de Pádua. Participação do Coro: Amarildo de Souza, Daniel Castro, João Paulo Cândido e Renato Riu.

12h30: almoço Musical : Rosana Merino e Amigos

15h: Oficina de Máscaras Venezianas Eliton Silva

16h: palestra "Cidadania Italiana", do Prof. Giuseppe Contri, no saguão do Teatro Municipal

16h30: Concurso Culinário SuperChef FESTITALIA  Tema: Spaghetti - Tenda das Oficinas

16h30: apresentação Dança de Tarantelas

17h: show "Recordar é Viver", com Carlos Gilberto

17h45: Coral Sicovarp

18h30: peça com o Grupo de Teatro Dante Alighieri, com a peça "Guido & Nicoletta - O Retorno", escrita e dirigida por Celso Rodrigues.

19h30: apresentação de dança típica: "Gruppo Folk Dante Alighieri", com coreografia de Fernanda Sartore Silva

20h: show de Claudinei Colucci

21h: show com o tenor Ricardo Bombarda

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook