O primeiro pedágio free flow do estado de São Paulo começa a funcionar nesta quarta-feira (4), na SP-333 (rodovias Carlos Tonanni, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mário Gentil), em Itápolis, no interior paulista.
A nova tecnologia substitui o modelo tradicional de pedágio e faz a cobrança da tarifa por meio de pórticos que foram instalados no quilômetro 179. O investimento foi de R$ 17,5 milhões.
De acordo com a EcoNoroeste, a operação de um pedágio free flow em Jaboticabal deve acontecer até o final deste ano.
Como vai funcionar o pedágio?
O sistema free flow é operado por pórticos que possuem um sistema de câmeras, antenas e sensores. Esses equipamentos permitem que os usuários sigam viagem sem precisar parar em cabines ou reduzir a velocidade.
Para os usuários que possuem uma TAG – como Sem Parar e Veloe – o valor é cobrado automaticamente pela operadora contratada e os motoristas terão descontos progressivos.
Contudo, aqueles que não possuem a TAG precisam efetuar o pagamento em até 15 dias após a passagem pelo pórtico nos canais disponibilizados pela concessionária – veja abaixo.
Vale ressaltar que, o não pagamento da tarifa é considerado infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa de evasão no valor de R$ 195,23 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Quais são as formas de pagamento para quem não tem TAG?
- Site Free Flow Econoroste: Por meio da plataforma Pedágio Pay, desenvolvida pela empresa Fadami.
- Aplicativo: Disponível na Apple Store, para usuários de iOS, e Google Play Store, para os de Android. O app, além de direcionar o motorista para o Pedágio Pay, terá outros serviços, como calculadora de desconto e mapa interativo.
- WhatsApp: 0800-326-3663.
- Presencialmente nos SAUS da SP-333: Através dos totens de autoatendimento. O pagamento pode ser realizado com cartão de crédito, débito ou PIX.
Como funcionarão os descontos para quem tem TAG?
- Desconto de Usuário Frequente (DUF): disponível apenas para veículos de passeio que passarem pela segunda vez por uma mesma praça de pedágio, no mesmo sentido e dentro do mesmo mês. Usuários terão redução adicional e progressiva sobre o valor da última tarifa paga. Ao chegar a 30ª passagem, o valor com o desconto permanece fixo até o último dia do mês.
- Desconto Básico da Tarifa (DBT): Em todas as passagens é aplicado um desconto de 5% na tarifa de veículos comerciais e de passeio, incluindo reboque e semirreboque, se houver.
SAIBA MAIS
Rodovia Anhanguera é interditada por causa da fumaça; veja vídeo
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM