Os usuários do Pix poderão a partir desta terça-feira (2) consultar informações detalhadas sobre o sistema de transferência instantânea do Banco Central (BC).
A consulta pela página do BC, Registrato, que fornece as relações do cidadão com instituições financeiras e agora oferece o histórico de chaves, inclusive as excluídas, visam evitar fraudes.
Atualmente, o Registrato oferece ao cidadão um relatório simplificado. Com as mudanças, o relatório completo fornecerá não apenas as informações sobre as chaves atuais como o histórico de todas as chaves já utilizadas e excluídas pelo usuário, informando a data e a hora de exclusão. Esse relatório completo, informou o BC, fica disponível no Registrato em até dois dias úteis a partir do pedido.
O BC também ampliou as informações presentes no relatório simplificado. Emitido no momento do pedido, o documento foi melhorado, com a inclusão da hora exata da criação da chave Pix e de uma coluna com a situação de cada chave: ativa, bloqueada judicialmente, em reivindicação de posse e em portabilidade.
No caso da chave em reivindicação de posse, o usuário solicita a posse de uma chave cadastrada no nome de outra pessoa, o que frequentemente ocorre no caso de chaves com números de telefone que mudaram de dono. Na portabilidade, o correntista transfere a chave para outra instituição financeira. Nos dois casos, informou o BC, a situação aparecerá como “em reivindicação de posse ou em portabilidade”.
As novidades, informou o BC, permitem que o cidadão identifique eventuais tentativas de fraude utilizando chaves criadas em seu nome. Para ter acesso aos dois relatórios de chaves Pix e aos demais relatórios do Registrato, o cidadão deve ter conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br.
SAIBA MAIS
Prefeitura de Ribeirão abre 100 vagas para escolinha de futebol gratuita
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Qual câncer Shannen Doherty, de “Barrados no Baile”, enfrenta?