A consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2023 será aberta nesta segunda-feira (24), às 10h.
Os pagamentos – R$ 7,5 bilhões a 5,6 milhões de contribuintes, que também contemplam restituições residuais de exercícios anteriores – serão feitos a partir de 31 de julho.
VEJA TAMBÉM
Semana em Ribeirão Preto deve ter ‘onda de calor’; Veja a previsão do tempo
Ribeirão Preto tem cursos gratuitos para fabricar pizzas e salgados e modelar roupas
O contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet (clique aqui), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
O pagamento será feito na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda.
Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) (clique aqui) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.
Até 1 ano para resgatar
O contribuinte que não tiver a restituição depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
LEIA MAIS