A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou, na última quarta-feira (18), a solicitação da ISA CTEEP para implantação de um projeto inédito no Brasil com tecnologia Facts (Flexible Alternating Current Transmission Systems – Sistemas de Transmissão de Corrente Alternada Flexíveis), que prevê investimentos de R$ 75 milhões em Ribeirão Preto no primeiro semestre de 2025.
A solução proposta pela companhia será instalada na subestação Ribeirão Preto e, a partir de 2027, será transferida para as subestações Votuporanga e São José do Rio Preto. A medida tem o objetivo de integrar fontes renováveis ao sistema elétrico.
Segundo a Aneel, a tecnologia gera maior flexibilidade e estabilidade ao sistema de transmissão, porque redireciona o fluxo de energia dos circuitos sobrecarregados para os mais ociosos, evitando a necessidade de obras convencionais, como reconstrução de linhas de transmissão.
“Temos a convicção de que essa nova tecnologia permitirá uma otimização do sistema de transmissão, com postergação de investimentos, menor custo global de alternativas e possibilidade de uso dos equipamentos em outras localidades do sistema”, afirma o diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa.
Os estudos do projeto foram realizados pela empresa em conjunto com a EPE (Empresa de Pesquisa Energética) e o ONS (Operador Nacional do Sistema).
SAIBA MAIS
Projeto sobre a utilização da água do rio Pardo em Ribeirão Preto custará R$ 2,5 milhões
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Quais feriados vamos ter em 2025?