A Secretaria da Fazenda de São Paulo informou nesta terça-feira (20) que o valor do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) vai ficar 10,77% mais caro em 2023. A pasta levou em consideração o cálculo do valor venal dos veículos seminovos e usados feito pela tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
O levantamento da Fipe é baseado nos valores de mercado apurados em setembro/outubro de 2022, em comparação com igual período de 2021. Por isso, os proprietários de veículos poderão parcelar em até cinco vezes o pagamento do imposto. Quem fizer o pagamento à vista em janeiro, terá desconto de 3%.
Moradora da região de Ribeirão Preto morre em viagem de navio de cruzeiro
Viaduto na zona Norte de Ribeirão é liberado para os motoristas
A maior valorização foi registrada nos preços de venda de motocicletas usadas, que apresentaram 14,04%. A alta foi seguida por caminhões, com 13,37%. As caminhonetes e utilitários fecharam em 10,46%. Já os preços de venda de automóveis registraram média de 9,36% acima do valor apurado no ano anterior. Os ônibus e micro-ônibus tiveram 8,57% de variação.
Para consultar o valor venal do automóvel para 2023, a Secretaria da Fazenda de São Paulo disponibilizou uma página simplificada de consulta (clique aqui), bastando o proprietário informar a placa do veículo.
Calendário