A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) publicou nova resolução que revisa as áreas locais de telefonia fixa, incluindo municípios da região metropolitana de Ribeirão Preto. Com isso, as ligações de telefone fixo deixarão de ser cobradas como ligações de longa distância e passa a serem cobradas como ligações locais.
A revisão da Anatel ocorre a cada cinco anos e a agência leva em consideração os novos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre regiões metropolitanas e regiões integradas de desenvolvimento.
Caixa vai pagar lote adicional do PIS nesta segunda; Entenda
Veja os feriados que ainda restam em 2022 em Ribeirão Preto
Com a decisão, as concessionárias de telefonia fixa terão 180 dias (seis meses) para adequar as áreas de tarifação e convertê-las em áreas locais.
A medida beneficia moradores de Ribeirão Preto, que poderão fazer a ligações com a nova modalidade de cobrança para as cidades a seguir:
- Altinópolis, Barrinha, Batatais, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guariba, Guatapará, Jaboticabal, Jardinópolis, Luís Antônio, Monte Alto, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Sales Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho, Taiúva e Taquaral.
Além disso, não será necessário usar mais o DDD, no caso da região de Ribeirão Preto, o 016. O usuário poderá discar o direto para o número que pretende fazer a ligação.