- Publicidade -
EconomiaMulheres aumentam presença no mercado de investimentos

Mulheres aumentam presença no mercado de investimentos

Tanto na figura de investidoras como profissionais que atuam no segmento, as mulheres se consolidam na administração do dinheiro

- Publicidade -

Mulheres estão cada vez mais presentes no mercado financeiro (Foto: Pixabay)

 

- Publicidade -

Março é o mês de debates sobre igualdade de gênero – dia 8 é o Dia Internacional das Mulheres. Entre as conquistas mais significativas, está a liberdade para administrar as finanças. Um relatório do Boston Consulting Group (BCG) aponta que, até 2023, o volume de recursos em poder das mulheres deve somar US$ 93 trilhões. 

Além de controlar as próprias contas, organizar o orçamento familiar e, em muitos casos, administrar o próprio negócio elas também aumentam a presença no mercado de investimentos.  

Dados da B3, a Bolsa de Valores brasileira, mostram que as mulheres já representam 23% das contas de pessoas físicas na Bolsa. No Estado de São Paulo, a participação é ainda maior, de 25%. Ao todo, são 1,17 milhão de contas que pertencem a mulheres no país, sendo 461 mil em São Paulo.  

“Com o crescimento do mercado financeiro e um mundo globalizado, mulheres buscaram conhecimento e, agora, possuem mais segurança para investir. Cada vez mais, nós mulheres, estamos nos preparando e adquirindo expertise para entrar e nos consolidar no mercado financeiro, acredito que estamos no caminho. E é só o começo”, diz Maria Laura Goulart, formada em Matemática, Sócia e Superintendente de operações na Blue3 Investimentos. 

Profissionais do segmento 

- Publicidade -

As mulheres brasileiras também têm buscado a equidade do “outro lado do balcão”, aumentando a atuação como profissionais do mercado financeiro. Segundo a Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (Ancord), que as mulheres já representam 21% de 17 mil agentes autônomos de investimentos credenciados no Brasil.  

São as profissionais que ganham espaço em um mercado tradicionalmente masculino e se destacam ajudando o brasileiro principalmente as mulheres – a investir melhor e construir um legado. 

“Quando eu entrei nesse mercado, há três anos, eram pouquíssimas as assessoras mulheres. Realidade que mudou muito nesse período, com o crescimento significativo da presença feminina nos últimos anos. A mulher vem ocupando esse espaço pela competência e profissionalismo nessas novas funções que assume, e que sempre foram dominadas por homens”, diz Laís de Souza, formada em Economia e Sócia e Líder de Operação da Blue3.

- Publicidade -
Avatar
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -