A primeira etapa do São Bento Mall, shopping a céu aberto que está sendo construído na região onde funcionavam as tradicionais casas de show Porcada 77 e RP Hall, no Jardim Mosteiro, na zona Norte de Ribeirão Preto, tem previsão de ser entregue em março de 2023.
O projeto avaliado em cerca de R$ 15 milhões é da TAP Construtora, em parceria com a empresa Império. O novo centro comercial fica em um terreno de 7.500 m², com área locável bruta (ABL) de 6.700 m². Segundo o sócio-proprietário Tulio Pagano, cerca de 70% do mall já está locado.
‘A gente está executando agora a primeira fase. A demolição dos prédios já foi finalizada. A primeira fase que a gente deve inaugurar em março do ano que vem, terá restaurantes fast foods, padaria, farmácia, açougue e sorveteria. As negociações com os players [lojas] estão adiantadas. Boa parte do Mall já está locado, e as empresas com pré-contrato de locação”, explica Pagano.
VEJA TAMBÉM
Ribeirão tem alerta de tempestade com ventos intensos e risco de granizo
Etecs e Fatecs abrem concursos públicos para professores; Há vagas em Ribeirão
Vila Gastronômica
A segunda etapa do São Bento Mall será inaugurada em dezembro de 2023 e terá uma vila gastronômica, projetada para funcionar em uma área onde hoje existe um pequeno bosque. Os responsáveis do empreendimento apostam na área de convivência arborizada, dentro do centro comercial.
Segundo Pagano, todos os alvarás já foram expedidos e os projetos aprovados junto aos orgãos municipais, inclusive com o CONPPAC – (Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural), por se tratar de um centro comercial, próximo ao Bosque Municipal Dr. Fábio Barreto, uma unidade de Proteção Integrada (UPI).
“A Vila Gastronômica vai ser um espaço de bem estar, em meio à natureza. A gente adequou
o projeto para preservar as árvores e existirá uma harmonia com o bosque. Com certeza vai ser um local de experiência. Um Mall de experiência e bem estar. Na segunda fase, além da Vila, também vai ter faculdade à distância, academia, lojas de varejo”, explica.
Fábrica 4.0
A região também tem previsão de receber a primeira Fábrica de Cultura 4.0 do interior do estado, no antigo prédio do Complexo Cultural Morro do São Bento, ligado à Secretaria da Cultura, que recebe obras de restauro e adequação. No local serão ministrados 105 cursos, com 2.670 vagas e 850 atividades de difusão, para um público estimado em 140 mil pessoas.
Além do complexo cultural, o entorno também conta com centros educacionais como o Senai e Senac, além de escolas. Tulio acredita que todas essas obras impactam na revitalização das região. “Vamos dar vida para essa região que é degradada, e além de tudo, o Mall vai dar suporte para o fluxo de pessoas que frequentarão a Fábrica e outros locais”, conclui.