Com o apoio da torcida que lotou o ginásio do ‘Pedrocão’, o Franca Basquete venceu a equipe do Flamengo na noite desta quinta-feira (9), por 80 a 65, e se consagrou campeão do NBB (Novo Basquete Brasil). A série final terminou 3 a 1.
O título veio após 14 edições do novo formado da competição nacional. O time carioca é o maior vencedor e era o atual bicampeão do NBB. A partida em Franca teve a presença de 4 mil torcedores.
Embora o título seja inédito, o Franca é o maior campeão brasileiro na era pré-NBB, com 11 títulos – o último em 1999. Em 2011 e 2019, o time bateu na trave, com derrotas para o Brasília e próprio Flamengo, respectivamente.
Destaques da partida
Os destaque da partidas foram o ala-pivô e capitão do Franca, Lucas Dias, com 19 pontos e 14 rebotes. O ala argentino Santiago Scala e o ala-pivô Márcio fizeram 14 pontos cada.
Já do lado do Flamengo, o destaque ficou para o ala-pivô Rafael Mineiro, cestinha do jogo com 24 pontos anotados.
Temporada de multicampeões
Além do título do Franca no NBB, a atual temporada do basquete brasileiro, também teve o Flamengo como campeão do Mundial da Fiba, o São Paulo na Champions League Americas e o Minas, na Copa Super 8.