Não foi desta vez que o Botafogo conquistou a Copa Paulista. A equipe de Ribeirão Preto foi ao São Bernardo, neste domingo (14), com boa vantagem – venceu o primeiro jogo no Santa Cruz por 2 a 0 -, mas acabou sendo derrotada no tempo normal e na cobrança de penalidades.
Mesmo com o vice-campeonato, o Pantera sai com um saldo positivo da competição estadual. Como o São Bernardo quer a vaga no Campeonato Brasileiro da Série D, o Botafogo vai ficar com a vaga na Copa do Brasil 2022.
O jogo
Os dois gols do São Bernardo surgiram em desatenções do Botafogo. Com menos de um minuto de jogo, Rodrigo Souza abriu o placar para os donos da casa.
Na volta do intervalo, o cenário foi o mesmo. Com um minuto de bola rolando, Gustavo Ramos fez 2 a 0, deixando o placar agregado em 2 a 2. Assim, a decisão do título foi para os pênaltis.
Nas cobranças de pênaltis, Rodrigo, Bruno Michel, Rafael Marques e Pará marcaram para o Botafogo. Mas Emerson e Jonh Everson desperdiçaram. O placar ficou 5 x 4 para o São Bernardo.
A partir de agora, o Botafogo inicia o planejamento para a temporada de 2022. A equipe terá um calendário cheio, com o Paulistão, o Campeonato Brasileiro da Série C e a Copa do Brasil. No segundo semestre, ainda há possibilidade de jogar novamente a Copa Paulista.